Hoje em dia, os PCs para jogos possuem uma enorme quantidade de poder de computação, e é por isso que eles podem executar os videogames mais recentes com níveis surpreendentes de realismo e qualidade. Essa mesma potência de jogo também pode ser aplicada a um trabalho diferente: simulação.
Existem muitos aplicativos de simulação de corrida altamente realistas que fazem uso total de todo esse poder e os entusiastas de corrida estão combinando isso com uma nova geração de hardware de simulação de corrida (relativamente) acessível para criar o melhor brinquedo para amadores. Uma configuração completa de simulador de corrida em casa, boa o suficiente para treiná-lo para as grandes ligas, agora está ao seu alcance.
Os componentes de uma configuração de simulador de corrida
Não existe um equipamento universal que conte como um simulador de corrida. Se você jogar usando um computador de jogo normal com um gamepad, isso ainda conta! No entanto, quando o termo “simulador de corrida em casa” é usado, geralmente significa o seguinte:
- Um computador com as especificações certas (mais sobre isso mais tarde).
- Um quadro ou cockpit de simulação de corrida.
- Um volante, câmbio e pedais.
- Um ou mais monitores.
- Um simulador de movimento (opcional e sofisticado).
Você não precisa comprar tudo de uma vez. Você pode começar com apenas um PC e um gamepad, conforme mencionado. Em seguida, adicione uma roda e pedais, simplesmente montando-os em sua mesa. Quando estiver pronto para comprar um quadro (ou um cockpit), você pode transferir esse equipamento.
Usando essa abordagem fragmentada, você pode garantir a compra dos subcomponentes corretos da configuração do seu simulador de corrida, em vez de comprar primeiro componentes baratos, que posteriormente terão de ser substituídos. Então, novamente, é uma abordagem válida para construir uma solução total de orçamento também se você quiser apenas mergulhar os pés. Essa é a beleza de um ecossistema de simulação de corrida aberto onde você pode misturar e combinar componentes conforme necessário.
O quadro é a chave
O coração de um simulador de corrida em casa é, sem dúvida, o quadro ou o cockpit. Qual é a diferença?
Os quadros de simulação de corrida são a solução mais simples. Eles fornecem pontos de montagem para sua roda, câmbio e pedais. Em alguns casos, eles também podem ter um suporte de exibição, mas a ideia por trás desses quadros é que você os coloque no lugar quando precisar deles e os afaste quando não precisar.
Você usará sua TV ou monitor existente e (é claro) sua cadeira existente. É um grande compromisso entre ter espaço dedicado à configuração do seu simulador de corrida e ser capaz de compartilhá-lo com seu jogo de computador normal ou espaço de trabalho.
Um cockpit de simulação de corrida é um nível totalmente diferente de compromisso. Com exceção das versões dobráveis leves de cockpits de corrida, o design padrão não é aquele que você pode mover facilmente. Portanto, você deve escolher um local e sacrificá-lo aos deuses das corridas para uma experiência mais envolvente. Alguns cockpits podem incluir um suporte para um monitor de computador, mas também é possível que você tenha que comprar um suporte de monitor para esse cockpit em particular como um extra adicional.
Especificando seu computador
Apesar de todo o equipamento sofisticado, o computador que você está usando para rodar o simulador de corrida é um componente chave quando se trata de quão boa será a experiência. Um erro comum que as pessoas tendem a cometer é enfatizar o poder da GPU para seus computadores sim. Quando se trata de videogames convencionais, essa é uma abordagem sensata.
No entanto, o software de simulação é diferente do software de videogame em aspectos fundamentais. Os videogames criam a ilusão de realidade, mas como o nome sugere, os sims tentam simular a realidade com precisão. Isso significa uma forte ênfase na simulação de física e inteligência artificial.
Como tal, seu computador sim de corrida precisa enfatizar os núcleos de RAM e CPU, antes de outras considerações. Claro, sua principal luz orientadora deve ser os requisitos recomendados do software de simulação de corrida específico no qual você está interessado, mas sempre que você orça sua construção, deve manter essa ênfase no poder da CPU e na memória em mente.
Fazendo tudo com simulação de movimento
Se você realmente deseja alcançar os escalões superiores da tecnologia de simuladores de corrida em casa, terá que considerar a compra de um simulador de movimento, também conhecido como plataforma de movimento. No entanto, o preço desses dispositivos não é para os fracos de coração! Além disso, se você quiser deixar suas opções em aberto para uma plataforma de movimento daqui para frente, você precisa investir em um cockpit compatível desde o início.
Então, o que essas plataformas de movimento fazem? As capacidades exatas diferem de um modelo para outro, mas, em geral, são recriadas em detalhes:
- Movimento da carroceria
- Vibração e textura da estrada
- colisões
- Mudanças de marcha, aceleração e frenagem
A ilusão que esses sistemas podem criar é como vodu digital, mas transformadora combinada com o cockpit e o software certos. Se você pode gastar milhares de dólares em apenas este componente que é.
VR está mudando tudo
Por muito tempo, o padrão ouro para simuladores de corrida em casa era uma configuração de monitor triplo conectada a um suporte de monitor. Depois que os monitores curvos entraram no mercado, as telas LCD ultralargas ofereciam o mesmo campo de visão amplo que as configurações de monitor triplo, mas sem molduras que distraíam.
Agora, a melhor solução de exibição de simulação de corrida é um headset VR. Usar um fone de ouvido VR com a configuração do seu simulador de corrida permite que você complete a ilusão. A imersão total e realista agora é possível e não precisa custar um braço e uma perna. Embora os fones de ouvido VR de última geração possam custar mil dólares ou mais, os fones de ouvido básicos, como o Oculus Quest 2, são uma maneira acessível de começar com apenas US $ 299.
Na verdade, há um forte argumento a ser feito de que uma roda e pedais montados na mesa com um headset VR podem ser mais imersivos do que um cockpit usando uma tela montada. Isso é claramente uma questão de opinião pessoal, mas os headsets VR abriram um conjunto totalmente novo de opções no mundo dos simuladores de corrida e você não pode ignorar a tecnologia dentro do hobby.
O melhor software de simulação de corrida
O software de simulador de corrida vem em todos os tipos e com diferentes níveis de fidelidade de simulação. Por exemplo, no lado do console, você encontrará títulos como Gran Turismo (PlayStation) e Forza (Xbox), que oferecem simulação de corrida robusta e suporte para um conjunto limitado de volantes para uso com consoles. Você pode definitivamente combinar esses sims baseados em console com um cockpit, pedal e rodas para uma ótima experiência. Isso é demonstrado com grande eficácia em iniciativas como a Gran Turismo Academy.
No lado do PC, fica muito mais sério. O maior nome agora é possivelmente o iRacing . É mais do que apenas um simulador, é toda uma comunidade de corrida online e uma liga competitiva. Muitos diriam que o iRacing é o mais real possível, mas existem outros títulos sérios e semi-sérios para escolher.
Assetto Corsa Competizione é um nome que surge frequentemente nas conversas, mas você também pode jogar algo como Forza Motorsport 7 no PC. Já que é um lançamento multiplataforma.
Project Cars 2 deve estar na lista e não se esqueça dos jogos oficiais de corrida de F1. Nem todos eles têm suporte para VR, mas estão sendo rapidamente incluídos em softwares de simulação de corrida sérios, graças à sua crescente popularidade.
A ideia de construir uma configuração de simulador de corrida em casa pode parecer assustadora, mas não é um salto tão grande de jogar algum Gran Turismo no seu PlayStation para ter um equipamento completo em sua garagem. Não diga que não avisamos!