Controlador Vs mouse e teclado para jogos: qual é melhor?

Controlador Vs mouse e teclado para jogos: qual é melhor?

Estamos prestes a resolver a questão mais difícil para esta geração de videogames. Um controlador versus mouse e teclado é melhor para jogos? Com mais jogos como Call of Duty e Fortnite suportando jogo multiplataforma, finalmente estamos entrando na era dos lobbies de plataforma mista, então essa questão nunca foi tão importante.

Os jogos para PC são inquestionavelmente melhores para taxa de quadros, gráficos e experiência geral. Muitas competições de esportes eletrônicos, como a nova liga Apex Legends de $ 3 milhões, também são apenas para PC. O problema é que deixar o console para trás significa tomar uma decisão difícil entre tentar dominar o mouse e o teclado ou usar os manípulos do controle, o que pode limitar seu potencial como jogador.  

Obviamente, nada supera um controle quando se trata de sentar no sofá para relaxar, mas e o jogo competitivo? Vamos decompô-lo da forma mais simples possível. Para fazer isso, definiremos as diferenças examinando os estilos de jogo dos jogadores profissionais para mirar e inserir botões no mouse/teclado e no controle.

Um teclado e mouse são melhores, mas mais difíceis de dominar

Vamos começar com as entradas – um controlador normalmente tem cerca de 20 entradas diferentes. Enquanto isso, um teclado tem 80-100 entradas. Mas a parte importante é a ergonomia.

A ergonomia de um controlador torna difícil pressionar vários botões diferentes juntos ou em rápida sucessão. Isso significa que você pode aprender o básico na maioria dos jogos, mas executar movimentos mais complexos não será tão fácil. 

Vamos dar uma olhada em como o uso de um teclado nos principais jogos (Fortnite e Apex Legends) permitirá que você tenha um desempenho de alto nível.

fortnite 

No Fortnite, a construção é tudo, portanto, é essencial poder vincular suas chaves ou botões para ajudar na construção mais rápida. Claro, você pode ser um bom construtor em um console, mas pressionar todos esses botões diferentes é muito mais fácil em um teclado. 

Vamos dar uma olhada em como alguns jogadores populares configuram seus controles de construção em cada plataforma para entender seus atalhos de teclado.

Nickmercs – Jogador controlador (FaZe)

Nickmercs tem seus atalhos de teclado configurados para que ele possa colocar todas as quatro peças de construção com os pára-choques. Mas preste atenção ao seu botão de edição. Está no triângulo, o que significa que ele precisa tirar o polegar do manípulo direito para editar. Ele perde a habilidade de mirar ao fazer isso. 

Este pequeno exemplo é um dos muitos que mostra os pontos fracos de jogar em um controlador. Em comparação, você pode ver como tocar em um teclado é completamente diferente abaixo.

Ninja – Jogador de teclado/rato

Antes de olharmos para seus atalhos de teclado, vale a pena notar que não importa qual botão o Ninja pressiona. Ele nunca terá que perder o controle de seu objetivo. Ninja tem uma mão dedicada ao seu mouse de jogo para mirar e uma mão dedicada a todos os outros controles do teclado.

Mas, para fazer uma boa comparação, a tecla de edição do Ninja é F. Se ele a pressionar, ainda poderá ter controle total de seu movimento. Seu dedo indicador pode ser usado para pressionar a tecla F, enquanto os dedos restantes ficam livres para se movimentar, agachando-se e escolhendo suas compilações.

Apex Legends

Na superfície, o Apex Legends é muito mais simples em termos de entradas de botão necessárias. No entanto, a jogabilidade de alto nível do Apex Legends tem tudo a ver com dominar o movimento. Então, vamos analisar algo tão simples como metralhando e apertando repetidamente o botão agachar, o que pode ser útil para desviar de balas.

Daltoosh – Jogador controlador (SoaR)

Daltoosh usa Button Jumper, que significa agachar, ele deve clicar com o dedo polegar direito. Este é o mesmo botão para apontar. Clicar no dedo polegar enquanto tenta mirar com ele não é uma tarefa fácil.

Viss – Player de teclado/mouse (TSM)

O Viss possui controles muito semelhantes às configurações padrão do teclado, com a alternância de agachamento definida como Ctrl. Com esta configuração, o Viss pode mover-se facilmente para a esquerda e para a direita com as teclas A e D enquanto toca repetidamente no controle. Viss pode manter o movimento facilmente e, o mais importante, seu braço direito ainda está livre para mirar sem perder o controle. 

Entradas de botão - Teclado ganha 

Sem dúvida, jogar com mouse e teclado abre muito mais liberdade para se controlar em todos os jogos, então não há dúvida de que os jogadores de teclado e mouse têm uma vantagem distinta. Mas e quanto ao objetivo? Vamos nos aprofundar nisso a seguir.

Controlador Vs Mouse e Teclado para Mirar

Essa próxima pergunta é algo que causa muita polêmica, mas a resposta é bem simples. Um controlador ou um mouse é melhor para mirar? 

Um controlador usa um polegar controlado por um polegar, o que permite que você empurre seu objetivo em qualquer direção em 360 graus. À medida que sua mira se move em direção a um alvo, você deve fazer pequenos empurrões sutis para se aproximar do alvo.

Tente se imaginar empurrando um contador na ponta de um alfinete, com a ponta do dedo em um gol. O contador é o polegar aqui. 

Toda vez que você se move ao usar um mouse, mirar é mais parecido com empurrar o dedo para baixo naquele balcão e movê-lo, sem o pino ali. Você pode mover livremente o contador para qualquer lugar em um plano 2D sem quaisquer restrições. Em um controlador, você é forçado a reajustar seu ângulo ou empurrar em uma direção para mover sua mira. 

Em termos simples, um mouse tem infinitamente mais liberdade de movimento sobre um joystick controlador. 

Como os jogadores do Controller Pro ainda jogam tão bem?

Se um teclado é melhor para controlar suas entradas de botão e um mouse é melhor para mirar, por que tantos jogadores profissionais se apegam ao controlador? E mais importante, como os jogadores controladores ainda conseguem competir entre os melhores em suas ligas? 

Tudo se resume a algo chamado assistência de mira. A assistência de mira no controle ajuda a direcionar sua mira para os oponentes, tornando mais fácil acertar os alvos. É adicionado a quase todos os jogos para ajudar os jogadores controladores, porque sem ele, seria incrivelmente frustrante mirar ou controlar. 

Para muitos jogadores controladores, manter a assistência à mira é mais fácil para eles do que tentar aprender como dominar um método de entrada completamente novo.

Vamos trazer nossa analogia de volta. Será como empurrar um contra-ataque com um alfinete, mas conforme ele se aproxima do gol, ele cai sozinho no gol. A assistência de mira ajudará a fazer esses ajustes finais. Contanto que um jogador controlador consiga colocar sua mira perto o suficiente de um alvo, sua mira ficará mais lenta, tornando mais fácil fazer ajustes para acertar os tiros.

Mesmo assim, a assistência à mira não será tão boa quanto apontar e clicar com o mouse, que não recebe assistência à mira. Mas para muitos jogadores de controle, que jogaram console a vida toda, é mais fácil se contentar com o que sabem melhor do que tentar aprender um método de entrada totalmente novo.

Jogar videogame com um mouse pela primeira vez será difícil pelos mesmos motivos. Leva tempo para construir uma memória muscular boa o suficiente para realmente apontar e clicar nos lugares para os quais seu cérebro está mandando sua mão.

E para muitos, conseguir uma pontaria perfeita pode levar milhares de horas de prática. É por isso que muitos profissionais ainda estão usando o controle – perder tempo jogando com uma pontaria ruim para dominar o uso do mouse pode reduzir suas chances de competir em alto nível. 

No entanto, muitos deram o salto e não olharam para trás – Ninja, um ex-halo profissional, é um excelente exemplo disso. 

Resumo 

Um mouse e um teclado podem ser muito superiores se você dedicar um tempo para aprender. Se você não pode se comprometer a aprender a mirar com um mouse, um controlador pode ser mais adequado para você. 

Você ainda pode praticar elementos de um jogo, como estratégia de equipe, posicionamento ou outros detalhes que ajudam a definir a meta competitiva de um jogo específico.