As TVs estão ficando cada vez maiores, mas chegam a cerca de 100 polegadas. Portanto, para os jogadores que desejam experimentar uma imagem enorme, os projetores digitais parecem uma boa opção. A questão é se um projetor é bom para jogos ou não. A resposta curta é que podem ser, mas a resposta longa depende de alguns prós e contras essenciais.
Bons projetores de jogos são caros
Assim como as televisões, os projetores são vendidos em todos os níveis de preço e níveis variados de especificações e qualidade. No entanto, uma diferença fundamental entre TVs e projetores é que a maioria dos projetores de médio e baixo custo não são adequados para jogos. Por outro lado, até TVs baratas oferecem uma excelente experiência de jogo.
Pegue qualquer TV, um projetor com a mesma qualidade de imagem será mais caro para comprar. Claro, se você olhar do ponto de vista de dólares por polegada, então o projetor pode ser mais barato polegada por polegada, mas o tamanho não é tudo nesta equação.
Taxa de atualização, latência de entrada e resolução
A qualidade da imagem que você percebe através de seus olhos é o resultado de muitos fatores diferentes. Para uma imagem nítida, colorida, responsiva e sem desfoque, você precisará de um projetor com especificações robustas.
Especificamente, ele precisa de alta resolução nativa, taxa de atualização rápida e baixa latência de entrada. O último item da lista é o mais fácil de dispensar. A latência de entrada geralmente é listada na documentação da impressora. Precisa ser de 50 ms ou menos, de preferência na adolescência. Alguns projetores têm modos de “jogo” exclusivos que reduzem a latência de entrada em detrimento da qualidade da imagem. Quanto menor a latência, mais responsivo será o jogo.
A taxa de atualização mínima absoluta para um projetor de jogos é de 60 Hz, traduzindo-se em um máximo de 60 quadros por segundo em um videogame. Os consoles mais recentes costumam oferecer jogos com esse nível de fluidez, então seria um desperdício usar um projetor que oferece apenas 30Hz. No entanto, se você tiver a opção de obter um projetor de 120 Hz, vale a pena considerar, já que os PCs para jogos e os consoles PS5 e Xbox Series suportam jogabilidade a 120 quadros por segundo.
Finalmente, temos uma resolução. Em princípio, isso funciona da mesma forma que em uma TV, mas o marketing do projetor pode enganar. O que importa é a resolução nativa do projetor. No entanto, alguns projetores são comercializados como “1080p” ou “4K” quando isso significa apenas que eles podem aceitar um sinal nessas resoluções. Mas a imagem real projetada é reduzida para uma resolução mais baixa.
Portanto, verifique se o projetor que você está considerando pode produzir uma imagem na resolução desejada.
A superfície de projeção é crítica
Um aspecto único do uso de um projetor é que você precisa pensar na superfície em que está projetando. A melhor solução é usar uma tela de projetor, mas muitos usuários querem uma imagem que ocupe uma parede. Não é incomum que os projetores criem imagens entre 100 e 150 polegadas, então faz sentido tirar proveito disso.
No entanto, a parede doméstica típica não é boa para projeção. É provável que cause imperfeições na textura visual e na precisão das cores da imagem. Além disso, a tinta da sua parede provavelmente não é refletiva o suficiente, resultando em uma imagem escura. Se você deseja jogar videogames projetados em uma parede, considere comprar tinta especial para projeção e garantir que a parede em questão seja lisa e plana.
Seu quarto precisa de preparação especial
Os projetores modernos estão ficando mais brilhantes, mas a maioria das unidades convencionais ainda precisa ser operada em salas escuras. Para os jogadores que pensam em usar um projetor para jogos, é necessário fazer algumas alterações no seu espaço de jogo. Cortinas ou persianas mais grossas podem ser necessárias e devem ser incluídas no cálculo do custo se você ainda não tiver um quarto escuro o suficiente.
Existem projetores que são brilhantes o suficiente para superar a luz do dia na sala, mas é claro que você terá que pagar mais pelo recurso.
Custos de Funcionamento
A lâmpada dentro do projetor tem uma vida útil limitada antes de ser substituída. Quanto mais brilhante você executar seu projetor, menor será a vida útil da lâmpada. As lâmpadas LED têm a vida útil mais longa em um determinado brilho do que as lâmpadas em projetores LCD e DLP padrão.
As lâmpadas de LED podem durar cerca de 20.000 horas antes de começar a escurecer, enquanto outros tipos de lâmpadas cairão entre 2.000 e 4.000 horas. Essas lâmpadas não são baratas para substituir, então inclua isso nos custos de uso de um projetor para jogos.
Projetores são quentes e barulhentos
Embora os projetores modernos sejam mais frios e silenciosos do que nunca, isso não é o mesmo que serem frios e silenciosos em termos absolutos. Os consoles de jogos mais recentes são silenciosos, e seria uma pena estragar isso com o grito de banshee de um ventilador de resfriamento de projetor de alta frequência.
As soluções para esse problema variam. Ter o projetor longe de onde você está sentado pode reduzir seriamente o ruído, e optar por um projetor de LED ou com baixo índice de ruído também pode ajudar. Você também pode simplesmente investir em bons fones de ouvido com cancelamento de ruído.
Você precisará de uma solução de som (som)
No que diz respeito ao som, as modernas TVs de tela plana têm alto-falantes muito melhores agora em comparação com os primeiros dias de alto-falantes de TV de baixo volume e som fino. Como resultado, muitas pessoas não precisarão comprar alto-falantes externos para seus monitores de tela plana, em comparação com uma época não muito distante em que as barras de som faziam parte de qualquer sistema de home theater.
Para projetores, você quase definitivamente desejará comprar alto-falantes, a menos que dependa de fones de ouvido. O alto-falante embutido no projetor geralmente não é algo que você gostaria de usar, sem mencionar que está dentro de um projetor barulhento!
Exemplos de projetores de jogos
Os projetores podem ser bons para jogos e oferecem imagens maiores e mais imersivas do que qualquer outro tipo de tela além dos headsets VR. No entanto, você precisa escolher um modelo adequado. Examinamos algumas das considerações mais importantes, mas vamos ver alguns exemplos concretos e por que eles funcionam bem para os jogadores.
O Optoma HD146X é um projetor DLP com um tempo de resposta rápido de 16 ms e brilho de 3600 lúmens. Isso o torna prático para uso em uma sala com alguma luz. Ele oferece uma imagem nativa de 1080p, tornando-o uma boa combinação para sistemas de jogos 1080p, mas não para os consoles mais recentes. A lâmpada tem uma vida útil teórica de 15.000 horas e tem um bom preço.
O Optoma UHD50X tem um preço muito mais alto, mas oferece reprodução de imagem 4K real, atraso muito baixo e suporte HDR. Tem uma taxa de atualização de 240Hz e mais de 3000 lúmens na torneira. Este é precisamente o tipo de folha de especificações que você deseja ver ao comprar um projetor especificamente para jogos.
Você quer um projetor para jogos? Diga-nos nos comentários se você acha que é uma boa ideia ou não.