O PlayStation 5 é um dos itens mais quentes deste ano. Milhões de fãs do PlayStation já receberam seus grandes e robustos consoles de última geração. Isso também significa ter que aprender as peculiaridades que vêm com a próxima geração. Quando se trata do PS5, existem algumas regras rígidas sobre o armazenamento externo do PS5 que você deve conhecer.
Se você já possui um PS5 ou ainda está esperando por um, aqui está a explicação completa de como o armazenamento externo funciona (ou não) no PlayStation 5.
O problema de armazenamento interno do PS5
Não há como contornar isso, o PS5 tem pouco armazenamento interno. O SSD (Solid State Drive) dentro do seu PS5 tem um total de 825 GB de capacidade. No entanto, depois de deduzir o software do sistema e seu espaço reservado, restam apenas 667 GB para os usuários instalarem jogos, armazenarem seus dados e manterem capturas de tela e videoclipes.
Considere que os tamanhos típicos de jogos para títulos caros geralmente variam entre 50 GB e 100 GB. Isso é apenas entre seis e doze jogos no total antes de ficar completamente sem espaço. Com o PlayStation 4, isso não era o fim do mundo. Você pode facilmente substituir a unidade interna por algo maior ou simplesmente conectar uma unidade USB, instalar seus jogos lá e jogá-los normalmente.
Com o PlayStation 5 nenhuma dessas opções é possível. Aqui estão três limitações que você deve ter em mente:
- O SSD PS5 não é removível ou substituível.
- Você também não pode jogar jogos PS5 de uma unidade USB externa. Isso significa que o limite absoluto para jogos PS5 agora é de 667 GB e nem um byte a mais.
- Você não pode usar esses discos rígidos externos para armazenar nenhum jogo PS5.
E o slot de expansão do PS5?
O PS5 possui um slot de expansão que aceita um cartão SSD NVME. Esta é uma expansão para o armazenamento interno do PS5. Você pode jogar jogos PS5 de um SSD neste slot de expansão e pode colocar um SSD de qualquer tamanho que seu orçamento permitir.
No entanto, no momento em que escrevo, esse slot de expansão está desativado. Se você tentar colocar um cartão NVME no slot agora, o PS5 se recusará a inicializar até que você o remova. A Sony habilitará o slot em uma futura atualização de firmware.
Também é importante saber que apenas unidades específicas que foram colocadas na lista de permissões da Sony funcionarão. O que significa que você não deve comprar nenhuma unidade NVME até que a lista de unidades aprovadas seja lançada.
Unidades USB que funcionam com o PS5
Quase todas as unidades USB funcionarão com o PS5. Isso inclui discos rígidos USB mecânicos e SSDs USB. Mais uma vez, mesmo se você usar um SSD SATA ou NVME por meio da interface USB, não poderá executar jogos do PS5 a partir dele. A própria interface USB é muito lenta em comparação com o SSD interno.
Há uma grande exceção quando se trata de unidades USB e do PS5. É improvável que qualquer unidade USB com um hub integrado funcione. Testamos o Seagate Backup Plus Hub 8TB com nosso PS5 e ele foi rejeitado.
Tanto quanto podemos dizer, a razão para isso é que a unidade é conectada internamente ao hub, então o PS5 vê o hub entre ele e a unidade. Os consoles PS4 e PS5 requerem uma conexão direta com a unidade ou não funcionarão.
A regra simples aqui é que qualquer unidade USB que funcione com um PS4 deve funcionar com o PS5. Na verdade, você pode usar livremente o mesmo drive com os mesmos jogos entre os consoles.
Em outras palavras, se você desconectar um drive USB com jogos de um PS4 e conectá-lo a um PS5, ele funcionará imediatamente. Supondo que os jogos no drive pertençam à mesma conta que está logada no console PS5.
O limite de uma unidade
Outra limitação importante que os usuários do PS5 devem saber é que apenas uma unidade USB pode ser usada ao mesmo tempo. Mesmo que estejam todos conectados diretamente, sem um hub. Suspeitamos que algumas pessoas desejarão executar um pequeno SSD USB e uma grande unidade mecânica USB lado a lado em seus PS5s.
Infelizmente, isso não é possível no momento, mas é bastante simples trocar entre as unidades usando a opção de remover com segurança a unidade externa e conectar uma nova.
Jogos que podem ser movidos para armazenamento externo
Como mencionado acima, os jogos do PS5 só podem ser reproduzidos no SSD interno no momento. Infelizmente, você não pode mover os jogos do PS5 para uma unidade USB externa para jogá-los. Você também não pode movê-los para uma unidade externa para armazenamento.
Isso é algo que você pode fazer nos consoles da série Xbox. O que significa que você pode armazenar seus jogos de última geração e reinstalá-los sem precisar baixar o jogo inteiro novamente.
A Sony disse que esse é um recurso que eles estão analisando. Do jeito que está, sua única opção para liberar espaço para jogos PS5 é excluí-los e baixá-los novamente. A menos, é claro, que você compre seus jogos em disco; nesse caso, você pode reinstalá-los a partir dele e fazer download de patches, se desejar.
Os jogos PS4 podem ser movidos entre USB e armazenamento interno o quanto você quiser, mas por que você deseja usar esse precioso espaço SSD interno para jogos PS4? Na verdade, há uma boa razão.
Executando jogos PS4 no SSD interno, SSD externo e unidade mecânica externa
Os jogos PS5 são projetados para obter o máximo possível do desempenho do SSD interno. Com esses jogos, você pode esperar poucas ou nenhuma tela de carregamento e carregamento quase instantâneo. Como os jogos PS4 não foram projetados para esta unidade rápida, você não verá um desempenho semelhante. No entanto, em certos jogos ainda pode fazer uma grande diferença.
Por exemplo, testamos Assassin's Creed Origins em nosso drive mecânico externo de 5 TB e o carregamento inicial do jogo levou alguns minutos. Mover o jogo para o SSD interno reduziu o tempo de carregamento para apenas alguns segundos.
Em títulos de mundo aberto como esses, o SSD interno pode ter um efeito substancial. Outros jogos não se beneficiam tanto, mas encorajamos você a experimentar para ver qual dos seus jogos PS4 se beneficia mais.
A solução ideal é usar um SSD USB externo para jogos de PS4 que se beneficiam das velocidades do SSD, mas essas unidades são muito caras e a maioria das pessoas provavelmente escolherá uma unidade de 500 GB ou 1 TB. Então você está trocando capacidade bruta por velocidade.
O melhor compromisso, como mencionado acima, é trocar entre um SSD USB e uma unidade mecânica por jogo.
O armazenamento do PS5 é um trabalho em andamento
A situação de armazenamento no PS5 agora é menos do que ideal. No entanto, usando as informações acima, você deve ter o que precisa para criar uma solução viável. Quando a Sony liberar sua lista de permissões de unidades aprovadas ou alterar as regras de armazenamento externo do PS5, revisitaremos esse tópico e atualizaremos as informações.
Até então, o aperto para o armazenamento de jogos PS5 ficará um pouco apertado, mas isso não deve atrapalhar sua diversão.