2020 é o ano dos jogos. Apesar dos inúmeros atrasos e da falta de uma grande conferência focada em jogos este ano, dois novos consoles estão chegando às lojas nesta temporada de férias. (Desculpe, Atari VCS, você não conta!)
A pergunta na mente de todos é simples: você compra no primeiro dia ou é melhor esperar alguns meses e tentar pegar um pacote?
Este artigo examinará o PlayStation5 de última geração e o Xbox Series X de próxima geração, suas linhas de lançamento, compatibilidade com versões anteriores e muito mais para ajudá-lo a decidir qual, se for o caso, vale o seu dinheiro.
Preço de lançamento
No momento da redação deste artigo, nem a Microsoft nem a Sony anunciaram a data exata de lançamento ou o preço de lançamento de seus consoles de próxima geração. As duas empresas estão envolvidas em um jogo de galinha que deixou os consumidores lutando por informações. Infelizmente, isso também torna difícil comparar os dois com base apenas no preço.
Vários vazamentos sugeriram que o PlayStation 5 de última geração será vendido por US$ 499, com a versão discless sendo vendida por US$ 399. Dado que o Xbox Series X provavelmente será lançado a um preço semelhante, é uma boa ideia orçar cerca de US $ 500 para cada console. Se você preferir uma biblioteca totalmente digital, poderá conseguir uma por menos.
Lista de lançamento
A linha de lançamento para ambos os consoles de última geração é um pouco escassa. Embora muitos títulos tenham sido exibidos, a grande maioria tem datas de lançamento para 2021. Mesmo aqueles com datas de lançamento para 2020 que não foram confirmadas como títulos de lançamento estão tendo problemas, provavelmente como resultado de problemas relacionados ao COVID-19.
Um dos títulos mais notáveis para o PlayStation 5 foi o Deathloop da Arkane Studios, mas agora foi adiado até 2021. Por outro lado, ainda existem títulos notáveis como o Astro's Playroom que será lançado com o console, com outros ( como Assassin's Creed: Valhalla) que estará disponível no lançamento ou logo depois.
O jogo principal nos meses seguintes ao lançamento do PlayStation 5 de última geração é Spider-Man: Miles Morales, a continuação do sucesso de 2018. Godfall é outro exclusivo do PlayStation 5 que ganhou muita atenção online.
Muitos dos jogos de terceiros estarão disponíveis no lançamento em ambos os consoles. Assassin's Creed, NBA 2K21, Watch Dogs: Legion e outros como esses estarão disponíveis logo após o lançamento. Se você está procurando apenas títulos exclusivos, o PlayStation 5 atualmente tem a melhor linha.
Na frente exclusiva, o Xbox Series X de última geração não tem muitas opções. O maior título (e o mais provável vendedor do sistema) foi Halo Infinite, mas agora foi adiado para 2021. O único outro exclusivo verdadeiro é Yakuza: Like a Dragon, e mesmo esse é apenas um exclusivo cronometrado - um com um público bastante de nicho.
Nenhum dos títulos de lançamento do console está confirmado ainda, mas no momento, não há muito em termos de novos jogos que tenham que ser jogados no primeiro dia.
Compatibilidade com versões anteriores
A principal razão neste momento para escolher um PlayStation de última geração ou um Xbox de última geração é a compatibilidade com versões anteriores. O Xbox Series X será lançado com compatibilidade com versões anteriores para vários títulos originais do Xbox, Xbox 360 e Xbox One. Segundo a Microsoft, será o console mais compatível com versões anteriores da história.
Ele também terá acesso a todos os jogos da biblioteca do Game Pass - mais de 100 títulos, todos selecionados e escolhidos pela Microsoft. Devido a isso, os jogadores com orçamento limitado podem pegar o Xbox Series X e jogar seus títulos favoritos da geração atual até os jogos mais recentes que aproveitam ao máximo o lançamento das especificações da próxima geração.
O PlayStation 5 também não está perdendo a compatibilidade com versões anteriores. Foi confirmado que ele é compatível com jogos do PlayStation 4, bem como com o PlayStation VR. Ainda não está claro se será compatível com as gerações anteriores.
Dado o que se sabe sobre a arquitetura do PlayStation 3, não é provável que o PlayStation 5 seja capaz de rodar jogos de PS3 nativamente. A Sony provavelmente recorrerá a outra solução, como o PlayStation Now, para emular, em vez de realmente “executar” os jogos do PlayStation 3.
O que você deve ter em mente é que seus jogos favoritos desta geração serão executados com mais suavidade e proporcionarão melhor desempenho nos consoles de última geração; portanto, se você tiver um título que não funciona muito bem e gostaria de experimentar, pegar um dos consoles da próxima geração pode valer a pena.
Especificações técnicas
As especificações técnicas dos consoles Xbox e PlayStation da próxima geração têm sido o foco da maior parte da discussão sobre os dois consoles. Aqui está o que foi mostrado até agora.
O Xbox Series X tem as seguintes especificações:
- CPU AMD Zen 2 personalizada a 3,8 GHz
- SSD NVMe de 1 TB
- 16GB de memória GDDR6
- GPU RDNA 2 de 12 teraflops
O PlayStation 5 tem as seguintes especificações:
- Processador AMD Zen 2 a 3,5 GHz
- SSD personalizado de 825 GB
- 16GB de memória GDDR6
- 10,28 teraflop RDNA 2 GPU
Do ponto de vista puramente técnico, o Xbox Series X de última geração é mais poderoso que o PlayStation 5 de última geração. Se desempenho e gráficos são o seu foco, o Xbox Series X é a melhor escolha dos dois.
Qual console você deve comprar?
Ambos os consoles Xbox e PlayStation da próxima geração são monstros. A quantidade de energia que a Microsoft e a Sony conseguiram colocar nessas máquinas é impressionante, mas decidir entre elas é impossível. Essa escolha depende inteiramente de suas preferências pessoais.
Se você é um fã da Sony com uma enorme biblioteca de PS4, um PlayStation 5 lhe dará a capacidade de jogar todos os seus jogos atuais, bem como novos com melhor desempenho. Se você é um fã do Xbox, a compatibilidade com versões anteriores do Series X permitirá que você revisite os antigos favoritos.
No entanto, se você está buscando apenas títulos exclusivos e novos, pode ser melhor esperar até o lançamento de um pacote, pois há poucos títulos pelos quais vale a pena comprar um novo console, pelo menos agora.