OTT explica: o que é o GOG Galaxy?

OTT explica: o que é o GOG Galaxy?

O GOG, antes conhecido como Good Old Games, é uma plataforma de distribuição de jogos desde 2012. Comparável a sites como Fanatical e Green Man Gaming, o GOG vende jogos para PC por meio de uma loja online.

No entanto, ao contrário de muitos de seus concorrentes, o GOG oferece jogos totalmente livres de DRM e possui sua própria plataforma de distribuição autônoma, semelhante à forma como o Steam funciona.

O GOG Galaxy, plataforma de distribuição do GOG, entrou recentemente em sua segunda iteração de software, o que trouxe uma mudança muito interessante – agora permite a integração de jogos de plataformas concorrentes.

O GOG Galaxy 2.0 foi uma mudança ousada para criar a biblioteca de jogos digitais mais completa para os jogadores, então vamos dar uma olhada no que é o GOG Galaxy e como ele funciona neste artigo.

O que é o GOG Galaxy?

Para usuários familiarizados com o Steam, entender o conceito do GOG Galaxy deve ser simples. Em 2014, a CD Projekt Red anunciou que o GOG lançaria um cliente independente para Windows, Mac e Linux. 

Assim como o Steam, o cliente teria três propósitos principais: vender jogos, permitir que os usuários organizassem e baixassem seus jogos comprados e permitisse a interação dos usuários do GOG.

Um dos principais pontos de venda do GOG é que eles são uma loja sem DRM. Como tal, o cliente Galaxy é totalmente opcional. Todos os jogos vendidos pelo GOG podem ser baixados como software individual, sem instalar o cliente, o que não é algo que concorrentes como o Steam possam dizer.

Em 2017, o GOG anunciou o suporte do cliente Galaxy para salvar na nuvem. Os salvamentos na nuvem são outro recurso oferecido pela primeira vez pelo Steam, e esse seria o primeiro grande recurso não QoL do Galaxy. No lançamento do salvamento na nuvem, 29 jogos eram suportados, permitindo que os usuários acessassem arquivos salvos em qualquer outro dispositivo.

GOG Galaxy 2.0

Junho de 2019 marcou o início do beta fechado do GOG Galaxy 2.0, uma versão completamente renovada do cliente GOG.

O principal objetivo deste novo cliente era servir aos gamers como uma biblioteca de jogos completa, permitindo-lhes catalogar e lançar jogos do Steam, Origin, Uplay, Epic Games Store, além de suporte para integração de console com o PlayStation 4 e Rede Xbox Live.

Como conectar o GOG Galaxy 2.0 a outras plataformas

Ao baixar, instalar e iniciar o GOG Galaxy 2.0, o aplicativo inicia em um modo de tutorial que ajuda a explicar os recursos do novo cliente do GOG. Na parte superior da janela principal, os usuários devem ver um botão Adicionar jogos e amigos , que permitirá que eles façam exatamente isso.

Clicar neste botão permitirá ao usuário conectar outras plataformas ao GOG ou adicionar jogos manualmente. Para usuários com contas em outras plataformas, como Steam, é altamente recomendável que os usuários as conectem ao GOG - é seguro, rápido e gratuito.

Para fazer isso, clique na opção Conectar plataformas , que abrirá uma janela de configurações.

Nesta janela, todas as plataformas mencionadas serão listadas. Para conectar um, basta clicar no botão Conectar ao lado da opção correspondente.

Cada conexão exigirá que o usuário faça login com suas respectivas credenciais. Isso é totalmente seguro e nenhuma informação é passada diretamente para os servidores do GOG.

Depois de concluída, a plataforma conectada aparecerá no menu mais à esquerda do cliente, sob o cabeçalho Games , rotulada como qualquer plataforma que o usuário vinculou - neste exemplo, Xbox.

Vincular uma conta PlayStation ou Xbox ao GOG obviamente não permitirá que esses jogos sejam jogados via PC, mas permite que os jogadores vejam suas conquistas e outras estatísticas no cliente Galaxy.

Vincular qualquer uma das plataformas de PC, como Steam ou Epic Games Store, permitirá que os usuários iniciem jogos de dentro do Galaxy.

Além disso, conectar Steam, Origin, Uplay ou Epic Games Store permitirá que o usuário baixe e instale diretamente nessas plataformas a partir da interface do Galaxy. Isso significa que os usuários podem efetivamente substituir todas as outras plataformas de bibliotecas, porque o GOG tem suporte total para gerenciá-las de dentro de seu próprio cliente.

Depois de clicar em qualquer jogo, um botão Instalar ou Jogar (se instalado) aparecerá na parte superior da tela. O botão à direita permite que os usuários gerenciem sua instalação, verifiquem atualizações, obtenham suporte e muito mais.

O Galaxy também possui opções robustas de organização, permitindo que os usuários marquem os jogos ou até mesmo os classifiquem entre uma e seis estrelas. Para usuários com coleções enormes, essa pode ser uma maneira extremamente útil de classificar e subcategorizar jogos. Há também um campo de pesquisa que permite aos usuários pesquisar em toda a coleção.

Por que você deve usar o GOG Galaxy 2.0

Com o Galaxy 2.0, o GOG introduziu um recurso muito exclusivo para os jogadores consolidarem e substituirem completamente seu punhado de plataformas de biblioteca de jogos para PC em favor de apenas uma. Embora clientes nativos como o Steam tenham seus benefícios, como os sistemas de Inventários e Grupos, para jogadores que estão interessados ​​apenas em organizar e jogar seus jogos, o GOG Galaxy 2.0 é definitivamente uma ótima solução tudo-em-um.

Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre o GOG Galaxy 2.0 ou como ele pode ser usado, deixe-nos um comentário abaixo.