Embora muitos fabricantes de console tenham surgido e desaparecido, hoje existem apenas dois players principais - Sony e Microsoft. Claro, a Nintendo ainda é incrivelmente popular, mas seu console Switch híbrido não está realmente competindo com o PlayStation 4 ou o Xbox One.
Esses dois titãs de console convencionais são onde você encontrará os jogos AAA mais recentes. Com foco em potência e gráficos atraentes, o único lugar onde você encontrará jogos mais impressionantes é no PC. A um preço, claro.
A verdadeira questão é como decidir qual plataforma você deve comprar. A resposta mais simples é comprar os dois, mas obviamente não é uma opção acessível ou sensata para a maioria das pessoas. Se você decidiu seguir a rota do console em vez do PC para jogos , qual é o melhor?
A verdade é que qual produto é “melhor” tem mais a ver com seus próprios valores, gostos e circunstâncias do que qualquer tipo de superioridade objetiva. Para ajudá-lo a escolher um lado, aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados quando se trata da batalha PlayStation x Xbox.
Onde meus amigos jogam?
Para muitas pessoas, os videogames são em grande parte um hobby social. Os títulos multijogador estão mais populares do que nunca e são um grande ponto de venda para os consoles modernos. Se você é o tipo de jogador que investe pesadamente em jogos online com seus amigos, então a decisão quase foi feita para você.
Na maioria das vezes, você só pode jogar com outros jogadores na mesma plataforma que você. Portanto, se todos os seus amigos optaram pelo PS4 ou, alternativamente, pelo Xbox, você terá que seguir o exemplo.
Dito isto, todos os fabricantes de consoles estão começando a se interessar pela ideia do jogo multiplataforma. Portanto, isso pode não ser um problema a longo prazo. Já títulos específicos permitem que você jogue com gamers em outros consoles ou até mesmo no PC. Salvo limitações técnicas específicas, isso pode muito bem se tornar a norma no futuro.
Títulos Exclusivos
Os consoles são apenas um meio para um fim. Não queremos o console pelo console, queremos jogar videogame! Cada marca de console possui franquias e títulos exclusivos, que geralmente são financiados e desenvolvidos pelo próprio fabricante do console. Seja através de um estúdio próprio ou contratado para desenvolver jogos exclusivos.
Por exemplo, os jogos Halo e Forza são considerados vendedores de sistema para Xbox. Gran Turismo e a série God of War seriam exemplos do lado do Playstation.
Escolher entre consoles geralmente pode ser uma questão de escolher qual conjunto de jogos exclusivos você deseja jogar mais. Há algumas coisas a ter em mente aqui, para ajudá-lo a decidir.
Em primeiro lugar, verdadeiros exclusivos são relativamente raros hoje em dia. Com exceção dos títulos próprios, muitos jogos exclusivos são, na verdade, exclusivos “temporários”. O que significa que, se você esperar o suficiente, ele chegará à plataforma de sua escolha.
Você também deve considerar que os consoles ficam mais baratos à medida que a geração se aproxima do fim. Portanto, se você estiver disposto a esperar, poderá jogar os títulos exclusivos da outra plataforma mais tarde no ciclo geracional, quando as melhores ofertas forem oferecidas. Se os exclusivos de um lado da cerca parecem o tipo de título para o qual você não pode ser paciente, então você deve ouvir seu instinto e comprar o console que os suporta.
Compatibilidade com versões anteriores
Tanto o Xbox quanto o Playstation têm uma longa história de consoles com jogos fantásticos, mas você consegue jogar algum deles no console de última geração? Ser capaz de reproduzir títulos mais antigos em sistemas mais novos é um recurso conhecido como “compatibilidade com versões anteriores”.
Em seu verdadeiro sentido, significa ter a capacidade de pegar o disco original do console antigo, colocá-lo na nova máquina e jogar seu jogo. Desse ponto de vista, apenas o Xbox One tem compatibilidade com versões anteriores entre os dois consoles da geração atual. Você pode colocar seu Xbox 360 ou discos originais do Xbox em seu console Xbox One e reproduzi-los.
No entanto, isso tem algumas ressalvas. Somente os jogos em uma lista compatível funcionarão e o jogo não será executado a partir do disco original. O disco é uma prova de propriedade, que dá acesso a uma versão digital testada do jogo. O que significa que você precisa de uma conexão ativa com a Internet e paciência para aguardar o download.
Não é uma compatibilidade universal com versões anteriores, mas é provável que muitos dos seus jogos Xbox 360 e originais funcionem. Se você não possui os discos, pode simplesmente comprar as versões digitais desses jogos.
No PS4, as coisas parecem muito diferentes. Não há compatibilidade com o PlayStation 1, pelo menos não no momento em que escrevo. Esse recurso pode ser adicionado ao PS4 (e PS5) em algum momento, mas agora não é o caso. Isso torna o PS4 o primeiro console da Sony a não ter compatibilidade com o PS1. Da mesma forma, os discos PS2 e PS3 não funcionarão.
Isso não quer dizer que você pode jogar qualquer jogo do PS1, PS2 e PS3 no seu PS4. Muitos títulos populares foram portados para o PS4 e você pode comprá-los como downloads digitais. No entanto, seus discos originais não lhe dão direito a essas versões e eles foram meticulosamente retrabalhados para rodar no novo console.
Potência Bruta
O poder e o desempenho dos consoles de videogame sempre foram um terreno fértil para debates acalorados. Especialmente quando se trata de jogos multiplataforma, onde você pode comparar diretamente a qualidade da imagem e o desempenho. Essa também é a área mais fácil para classificar os consoles.
Na verdade, existem dois níveis de desempenho do PS4 e dois do Xbox One, totalizando quatro modelos. Aqui eles são classificados do mais fraco ao mais poderoso:
- Xbox One e One S
- Playstation 4
- Playstation 4 Pro
- Xbox One X
Se quiser saber mais detalhes sobre os dois modelos de alta performance, confira nosso artigo sobre como escolher entre os modelos base e “pro” de cada marca. Em ambos os casos, se você estiver comprando um novo console de qualquer maneira, vale a pena optar pelos modelos mais sofisticados, se puder. Isso se você colocar alta prioridade no desempenho técnico dos videogames.
Os desenvolvedores de jogos garantem que seus jogos sejam divertidos e jogáveis nos modelos básicos de cada console. Portanto, não é uma questão de experiências de jogo boas ou ruins. Em vez disso, é uma questão de bom versus melhor.
Serviços de valor acrescentado
Quando você decide ir com Playstation vs Xbox, você não está apenas escolhendo um console. Você também está escolhendo um ecossistema. Ambas as marcas vêm com suas próprias assinaturas on-line pagas, que oferecem acesso a jogos multijogador e gratuitos mensais. Além disso, os membros podem obter conteúdo exclusivo ou descontos nos preços.
Tanto o PlayStation Plus quanto o Xbox Live Gold são competitivos entre si, mas você pode achar que um é mais do seu agrado do que o outro. Por exemplo, você perde o acesso aos títulos “gratuitos” do PlayStation Plus se sua assinatura expirar, o que não é verdade para os títulos Games with Gold.
A Microsoft também possui o serviço Game Pass, líder do setor, que funciona um pouco como o Netflix, mas para videogames. Há uma biblioteca de títulos que você pode baixar e reproduzir, desde que seja um assinante. Melhor ainda, você pode pagar por uma versão do Game Pass que dá acesso a títulos no Xbox e no Windows.
Realidade virtual
A realidade virtual está melhor e mais acessível do que nunca, mas ainda é muito cara. A experiência AAA VR mais econômica que você pode obter hoje vem do PS4 da Sony, por meio do uso do complemento PSVR.
O PlayStation 4 é o único console que oferece jogos de realidade virtual; portanto, se você estiver interessado em realidade virtual e não quiser investir em uma configuração baseada em PC, considere fortemente o PlayStation 4.
Playstation Vs Xbox: A Próxima Geração
No momento em que escrevo, detalhes sobre o PlayStation 5 e o Xbox de próxima geração estão começando a surgir. Ainda é muito cedo para tomar boas decisões sobre qual desses consoles é o melhor, mas suas escolhas durante a geração atual terão um impacto nessa decisão.
É quase certo que ambos os consoles serão compatíveis com pelo menos a geração atual de consoles. O que significa que você pode mover facilmente sua coleção de jogos para as novas máquinas quando elas forem lançadas.
Dado o quão caros são os videogames, é uma ideia assustadora comprar novamente seus videogames em uma nova marca de máquina de jogos. Portanto, tenha isso em mente ao pensar em qual caminho você gostaria de seguir hoje.