Se você quer jogar videogames hoje em dia, nunca houve tantas opções. Você pode pegar um smartphone ou acessar um serviço de streaming de jogos e começar a jogar rapidamente. No entanto, para a maioria das pessoas que jogam videogames como principal forma de entretenimento, existem duas opções: PC ou console.
Os consoles são máquinas de jogos específicas que oferecem jogos plug-and-play sem a necessidade de mexer nas configurações do jogo. Eles também são bastante acessíveis, ou pelo menos seu preço inicial é.
Os PCs, por outro lado, oferecem total flexibilidade de hardware e, se você gastar o suficiente, o tipo de potência de jogo que nenhum console pode igualar. Exceto, talvez, quando uma nova geração de consoles for lançada.
Embora a plataforma do PC seja, em geral, o lar do desempenho premium dos videogames, os jogadores geralmente hesitam com o preço percebido de ser um jogador de PC. A questão é se essa percepção é precisa. A resposta, como veremos, depende de como você vê as coisas.
Os custos de hardware
Não há duas maneiras sobre isso. A quantidade de dinheiro que você tem que pagar para levar um console para casa é menor do que você pagaria por um PC para jogos equivalente ou melhor. À medida que a vida útil de um console avança, esse fato muda. Como o hardware do console não muda, o novo hardware do PC se torna mais poderoso a um preço mais baixo. Portanto, eventualmente, um preço pedido semelhante para o console renderá a você um PC com especificações melhores.
Por que os consoles são tão mais baratos? Existem algumas razões para isso. Os fabricantes de consoles obtêm preços preferenciais de hardware porque constroem milhões e milhões de consoles. Os fabricantes de consoles também não precisam lucrar com seus consoles. Freqüentemente, eles empatam ou perdem em cada unidade.
Isso é aceitável por causa de algo conhecido como “taxa de anexação”. No caso de um console, isso se refere aos jogos, serviços e acessórios que os usuários devem comprar para obter um uso real de sua máquina. Portanto, mesmo que o hardware do console em si não gere dinheiro, há lucro instantâneo com a venda do primeiro jogo, acessório ou assinatura.
Com PCs, cada componente tem uma margem de lucro. Os fabricantes individuais precisam fazer um retorno sobre o hardware ou não faria sentido. O resultado final disso é que, do ponto de vista do desempenho por dólar, os PCs são mais caros que os consoles. No entanto, essa não é toda a história. Seria mais correto dizer que os PCs custam mais antecipadamente. Mas se olharmos para o custo ao longo da vida útil de um console típico, essa imagem muda.
Os custos de software
Como os consoles são uma plataforma fechada, os desenvolvedores de jogos precisam pagar pelo privilégio de lançar jogos nesse sistema. Isso vem na forma de uma taxa anexada a cada cópia vendida. Em vez de prejudicar seus próprios lucros, esse custo é repassado ao jogador do console. Portanto, você descobrirá que, no lançamento, os jogos de console custam mais do que o mesmo título no PC.
Isso não é tudo! Como vários distribuidores diferentes competem pelas vendas de jogos para PC, dificilmente você pagará o preço de varejo por um jogo para PC. Quer seja um desconto de pré-encomenda ou cortes de preços apenas alguns meses ou mesmo semanas após o lançamento, sempre há ofertas incríveis em jogos para PC. Os jogos de console, por outro lado, tendem a manter seu preço total por muito mais tempo. Eles também não desfrutam de cortes de preços tão profundos quanto os do PC quando são colocados à venda.
É aqui que entra em jogo o principal equalizador no preço dos jogos no PC vs console. No entanto, isso claramente depende muito de quantos jogos você compra.
Para fins de argumentação, digamos que um jogo de console custe, em média, US$ 10 a mais do que a versão para PC. Se você comprar um jogo por mês durante cinco anos, isso custará US$ 10 x 12 meses x 5 anos. Igual a $ 600.
Se você tivesse adicionado esses $ 600 à sua compra inicial de console e comprado um PC de $ 1.000, seu gasto total teria sido o mesmo. Hoje em dia, US $ 1.000 podem comprar um laptop ou desktop para jogos bastante decente. No entanto, essa é apenas uma área de custo oculto com a qual os jogadores de console precisam lidar.
Custos dos Serviços Online
Como o PC oferece uma plataforma aberta, os jogadores não precisam pagar por funções como multijogador para terceiros. Em consoles, o multijogador online geralmente é reservado para um serviço de assinatura, além de qualquer assinatura de jogo real que você possa ter que pagar.
Nintendo, Sony e Microsoft adoçaram o acordo adicionando descontos e jogos digitais “grátis” à mistura. Então, se vale a pena o custo dependerá de cada um. No entanto, o ponto principal é que, se você quiser jogar online, a taxa não é opcional.
Portanto, os aspectos de valor agregado não têm tanto peso. Se você adicionar a diferença nas assinaturas multijogador online mensais à diferença média nos preços dos jogos, isso equalizará ainda mais a diferença de preço entre o PC e o hardware do console durante o ciclo de vida do console.
Custos de atualização
Em seguida, precisamos levar em consideração o custo de atualização de um PC. Em primeiro lugar, as atualizações para PC ao longo de sua geração de console equivalente são opcionais . Pelo menos quando se trata de jogos multiplataforma.
Um desenvolvimento bastante recente com consoles é a atualização de geração intermediária. O que nos deu o PlayStation 4 Pro e o Xbox One X. Nenhum desses foram atualizações essenciais, mas ofereceram um aumento bastante acessível no poder gráfico.
As CPUs dessas máquinas de geração intermediária permaneceram praticamente inalteradas. Portanto, se você fizesse a mesma coisa com o seu PC no meio da geração e atualizasse apenas a GPU, gastaria tanto (ou menos) quanto gastaria em um console novo e atualizado. Desse ponto de vista, a atualização tem um efeito insignificante ao comparar PC vs console.
Você precisa de um PC para outras coisas?
A próxima consideração importante ao calcular o custo comparativo é se você precisa de um computador para algo além de jogos. Se você precisa de um computador para mais do que jogos, o custo do console é adicional ao de um PC sem jogos.
Nesse caso, você também pode adicionar os custos e obter o PC para jogos. Se você não precisa de um PC, podemos deixá-lo fora da comparação de custos.
Uma Perspectiva Diferente Sobre os Custos
Como vimos, se você observar o custo total de propriedade ao longo da vida útil do console típico, as diferenças de custo entre PC e console não são tão dramáticas quanto parecem. É claro que os PCs podem ser incrivelmente caros na ponta, mas isso não é uma comparação de extremos.
Então, novamente, não devemos esquecer que os consoles também têm vantagens únicas. Por exemplo, eles são projetados para serem máquinas domésticas compartilhadas em vez de serem pessoais. Além disso, eles não exigem tanto conhecimento técnico para operar ou comprar. No entanto, de uma perspectiva de custo puro, se você puder pagar um preço inicial mais alto, há um forte argumento a ser feito no lado do PC da equação.