Ray tracing é a última geração de tecnologia de renderização para aproximar os gráficos em tempo real do fotorrealismo. É necessário hardware de ponta para fazê-lo operar bem, porém se você tiver o computador para lidar com isso, não existe nada como seu talento visual.
Mesmo o Minecraft, popular por seus mundos 3D em blocos de estilo retrô, não escapou do brilho do traçado de raios. Não é ativado por padrão, porém você terá um instante mágico se tiver o hardware certo.
O que o Ray Tracing faz no Minecraft?
Primeiro, o que no geral é convidado de rastreamento de raio em tempo real em games é uma abordagem mais avançada conhecida como rastreamento de caminho. A ideia geral acesse os dois é a mesma, porém a matemática utilizada no rastreamento de caminho contribui para uma imagem final melhor. Para esse artigo, iremos nos ater somente ao “ray tracing”, porém vale a pena saber o termo “path tracing” porque ele aparece repetidamente nas discussões gráficas modernas.
Para um mergulho profundo nesta tecnologia, verifique O que é Ray Tracing? & O que são rastreamento de caminho e rastreamento de raio?
No Minecraft, o traçado de raios tranforma o Minecraft mais fotorrealista. A luz é simulada para agir como na vida real. As texturas de objetos no Minecraft também foram substituídas por materiais PBR (renderização com base em física) com o modo de traçado de raios ativado. Em outras palavras, a madeira tem as características ópticas da madeira. O metal age como deveria, e assim por diante.
O resultado é um mundo Minecraft com reflexos, sombras e iluminação que se aparenta mais com um diorama real do Minecraft do que com um console. É necessário visualizar para acreditar, então delicie-se com essas capturas de tela.
Incrível, certo? Se você quer acessar no mundo do Minecraft ray-traced por conta própria, iremos iniciar verificando se o seu sistema atende aos requisitos mínimos.
Requisitos de Ray Tracing do Minecraft
Para utilizar o modo de rastreamento de raios no Minecraft, você necessita atender aos seguintes requisitos:
- Windows 10 ou 11 64 bits
- GPUs Nvidia RTX ou Radeon RX 6000 ou superior
- Intel Core i5 equivalente ou superior
- 8 GB de RAM (mais recomendado)
Somente a Edição Bedrock do Minecraft fornece suporte ao traçado de raios no instante da redação. Esta versão também é conhecida como Windows 10 Edition, porém funciona tão bem no Windows 11. A versão Java do Minecraft, que ainda é imensamente conhecido, não fornece suporte ao traçado de raios.
Embora as placas da série Radeon RX 6000 suportem ray tracing acelerado por hardware, elas não possuem hardware esforçado como as placas RTX da Nvidia. Se você tiver uma GPU RX 6000 de baixo custo, poderá possuir poucos problemas de desempenho com o traçado de raios no Minecraft, especialmente se expandir os detalhes.
Você também deve observar que a Edição Bedrock do Minecraft está disponível através do Xbox jogo Pass para computador ou jogo Pass Ultimate. Se você é um assinante pela primeira vez, no geral pode ter o primeiro mês por um dólar para experimentá-lo e visualizar se funciona para você. Não existe necessidade de adquirir a Edição Bedrock se você comprou a Edição Java no passado, a menos que não deseje jogar pelo jogo Pass.
Como habilitar o Ray Tracing no Minecraft
A primeira coisa a realizar é atualizar os drivers da GPU para a versão mais novo. Também é uma boa ideia atualizar o Windows se houver updates pendentes. Compre o Minecraft Bedrock Edition no app Microsoft Store ou instale-o no app Xbox se você for um assinante do jogo Pass.
Depois de começar o game, você terá que acessar com sua conta da Microsoft. Se você já estiver conectado pelo Windows, isso deve acontecer de forma automatica.
- Se você abrir Configurações > Vídeo e rolar a lista de configurações, vai ver Ray Tracing com uma chave de alternância no menu. No entanto, essa opção está esmaecida e você não pode ativá-la.
- Para habilitá-lo, você precisará de um pacote de funcionalidades compatível com ray tracing contendo tipos adequados de texturas e configurações de iluminação. Então volte para o menu principal e abra o Marketplace.
- No mercado, você pode achar conteúdo pago e grátis. Você também encontrará os dois tipos de pacotes de rastreamento de raios. Selecione a lupa para abrir a barra de busca e digite “ray tracing” onde diz Digite a busca aqui.
- No topo dos resultados devem estar muitos pacotes criados pela Nvidia, que fabrica GPUs RTX. Você notará que as miniaturas possui o logotipo RTX, embora os pacotes de terceiros possam não possuir.
- Para esse tutorial, usaremos o Imagination Island RTX. Selecione o botão que diz Grátis para reivindicar o pacote. Em seguida, aguarde a conclusão da compra.
- Em seguida, escolha Baixar.
- Selecione Baixar mais uma vez na seguinte janela para verificar.
- Aguarde a conclusão do download. Você não pode realizar mais nada enquanto isso acontece.
- Após a conclusão do download, escolha Criar esse mundo! Em seguida, selecione Create ou Create on Realms Server se quiser realizar uma sessão online.
- Aguarde o carregamento do pacote de funcionalidades. Se você ganhar um aviso de que o game online não está classificado, marque Não exibir esta tela novamente e escolha Continuar.
Aguarde a conclusão do processo de geração do mundo e você deverá aparecer no game.
Se o game ainda se aparentar com o Minecraft normal, volte ao menu principal. Em seguida, escolha Configurações > Vídeo e alterne a chave Ray Tracing para a posição ligada. Sua tela pode piscar brevemente enquanto o mundo do game é renderizado mais uma vez.
As coisas agora devem aparentar dramaticamente diferentes. Bem-vindo ao mundo do Minecraft com Ray Tracing!
Se você desejar retornar a um mundo traçado por raios, tudo o que você necessita realizar é escolher recente game no menu principal e selecionar um mundo RTX na lista.
Ajustando as configurações de Ray Tracing
Ao contrário de games como Cyberpunk 2077, não existe muito o que calibrar nas configurações de rastreamento de raios no Minecraft. As únicas coisas sobre as quais você tem controle são Ray Tracing Render Distance e Upscaling.
Como o nome sugere, a distância de renderização determina a que distância os raios são rastreados. Além da distância de renderização definida, o traçado de raio não é aplicado. Portanto, objetos distantes podem não ser refletidos em superfícies brilhantes próximas a você. Quanto mais alta essa configuração, mais espetaculares vão ser os gráficos, especialmente em áreas externas iluminadas pelo sol.
Oito “blocos” de distância são a configuração padrão e o mais baixo. Sugerimos expandir um degrau de cada vez até que o game não seja mais jogável ou fique instável. Não se preocupe. Você não pode quebrar nada. O pior que pode acontecer é o game travar e você saberá até onde pode forçar seu sistema.
Upscaling quer dizer simplesmente que o game é renderizado em baixo da resolução nativa da tela e após ampliado. Esta é uma ótima forma de aperfeiçoar o desempenho, e o Minecraft escala bem graças à sua natureza robusta, então ative-o se a taxa de quadros estiver baixa.
Ray Tracing para Minecraft no Xbox Series X
Embora a Microsoft tenha demonstrado uma versão Ray Tracing do Minecraft em execução no Xbox Series X, enquanto escrevemos isso, não existe indicação de que isso se vai se tornar um função oficial. Se você quer Minecraft com rastreamento de raio, o único lugar é um computador utilizando a Edição Bedrock.
Sem GPU de rastreamento de raios? Experimente sombreadores alternativos e OptiFine
Nem todo mundo está em condições de adquirir a GPU mais novo, ou quem sabe você prefira a Edição Java do Minecraft, que não têm as microtransações e os bloqueios do Windows 10 e 11.
Embora você não consiga ter o traçado de raios verdadeiro, existem vários pacotes de sombreadores alternativos que você pode baixar para modificar drasticamente a aparência do game.
“Shaders” refere-se a pixel shaders, que são programas gráficos especiais que ajudam a determinar a cor exata e o preço de brilho que cada pixel do game deve possuir. Existem shaders para realizar as coisas parecerem molhadas e shaders para realizar as coisas parecerem iluminadas ou na sombra. Existem shaders para tudo o que você quer ter na tela do pc.
Embora os gráficos tradicionais baseados em shader não pareçam tão bons quanto o ray tracing, você pode chegar bem perto! Existem várias opções, e esse não é um guia para shaders alternativos no Minecraft. No entanto, um impressionante lugar para iniciar é com shaders alternativos e Optifine. O YouTuber Daniel Plays tem um impressionante tutorial que orienta os players nesse processo moderadamente técnico.