PS4 Vs PS5: 6 grandes diferenças que você precisa saber

PS4 Vs PS5: 6 grandes diferenças que você precisa saber

Com a mais nova edição do console Playstation se preparando para ser lançada em breve, você pode estar se perguntando se vale a pena ou não a atualização. 

A revelação do PS5 mostra que é uma revisão massiva de todo o sistema e provavelmente será uma experiência muito melhorada em comparação com o PS4. Existem grandes atualizações de desempenho para o PS5 e tudo, desde a interface do usuário até os controladores, passou por transformações completas. 

Se você está realmente ansioso para obter o PS5, abaixo você pode ler todas as principais diferenças que pode esperar entre o PS4 e o PS5 e tomar uma decisão informada. Com o preço estimado provavelmente chegando a quase US$ 500, já que são necessários US$ 450 para produzir o console, é importante garantir que a compra do PS5 atenda às suas necessidades. 

Armazenamento e memória

O PS5 utilizará 16 GB de RAM GDDR6, permitindo que o sistema renderize seu jogo na tela melhor do que o PS4 e PS4 Pro, que usavam 8 GB GDDR5. 

Outro destaque do hardware do PS5 é que ele usará um SSD de 825 GB, onde o PS4 usava um HDD de 500 GB, ou com o PS4 Pro um HDD de 1 TB. Essa mudança para SSD no PS5 dará uma vantagem na leitura de dados e levará a uma experiência de jogo muito mais rápida e eficiente. 

Isso também levará a tempos de carregamento extremamente rápidos. O PS5 pode acessar dados de jogos a 5 GB por segundo. Em comparação, o PS4 só pode carregar 1 GB em 20 segundos. 

CPU e GPU

O PS5 é inegavelmente mais poderoso que o PS4. A GPU do PS4 operou em 1,8 TFLOPS, ou teraflops, enquanto o PS5 está em 10,28, tornando-se uma atualização drástica. Isso se deve às 36 unidades de computação do PS5 rodando a 2,23 GHz, enquanto o PS4 tem 13 CUs rodando a 800 MHz. O PS4 Pro é mais poderoso que o PS4, rodando a 4,2 TFLOPS, mas no geral o PS5 está em um nível totalmente diferente dos sistemas anteriores. 

Junto com essa velocidade mais alta, o PS5 permite frequência variável, o que significa que a velocidade diminuirá se a GPU não exigir tanto. O PS4, porém, não tinha essa capacidade. Isso permite ao PS5 um uso muito mais eficiente de sua energia e, por sua vez, um melhor desempenho gráfico. 

Resolução de vídeo

A quantidade de potência gráfica que o PS5 possui é necessária para a saída de resolução que ele inclui. Ele suporta resolução 4K e supostamente até 8K, embora esse recurso provavelmente não esteja disponível por vários anos. Em comparação, a resolução do PS4 é de 1080p, e o PS4 Pro também suporta 4K. 

O PS5 está equipado com uma porta HDMI 2.1, provavelmente por seu suposto suporte de 8K, mas essa tecnologia está realmente engatinhando no que diz respeito a ser pronta para o consumidor e realista de alcançar. Até então, você ainda pode usar um HDMI 2.0, pois essas portas são compatíveis com versões anteriores. 

É lamentável que os verdadeiros recursos de resolução do PS5 não possam ser atualizados por um tempo, mas você ainda pode desfrutar de uma saída de resolução poderosa em 4K até então. 

Jogos disponíveis

Se você já tem muitos jogos de PS4, pode ficar aliviado em saber que o PS5 é compatível com versões anteriores, o que significa que você poderá jogar praticamente qualquer jogo de PS4 no novo console. 

A Sony também confirmou que o PS5 terá seus próprios jogos exclusivos, alguns dos quais já anunciados incluem Horizon: Forbidden West, Spider Man Miles Morales, Resident Evil 8 e muitos mais.

Em breve também haverá alguns jogos que estarão disponíveis para PS4 e PS5, como Cyberpunk 2077. Portanto, se você decidir comprar o PS5, não precisará se preocupar com o fato de seus jogos de PS4 ficarem obsoletos com este sistema. . Os jogos PS3, PS4 ou PS1 não serão compatíveis com o PS5, mas, assim como o PS4, títulos digitais para jogos de geração mais antiga podem ser uma possibilidade.

Também como o PS4, o PS5 suporta a tecnologia VR, permitindo que você jogue jogos VR. 

Diferenças entre controladores PS4 e PS5

Entre uma das maiores diferenças nesses consoles está a mudança dos controladores DualShock 4 para DualSense. É certamente diferente em estilo, mas também oferece uma série de melhorias no controlador PS4. 

O controlador DualSense é significativamente maior que o DualShock anterior, mas isso se deve à tecnologia extra que a Sony adicionou internamente. O controlador PS5 possui feedback tátil, para criar sensações mais variadas com base nas ações do jogo do que apenas no seu ruído padrão. 

Este novo controlador também inclui um microfone, ao contrário do PS4. Outra mudança nos recursos é o botão Criar do DualSense, substituindo o botão Compartilhar no Dualshock 4. A função desse botão ainda não foi totalmente explicada, mas provavelmente será semelhante ao botão Compartilhar.

A Sony declarou em seu blog que “com o Create, mais uma vez somos pioneiros em novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo de jogo épico para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertirem”.

Variedades de console

Na verdade, o PS5 estará disponível em duas formas diferentes: uma que possui um leitor de disco e a PS5 Digital Edition, que permitirá apenas formas digitais de jogos e nenhum disco. O PS4, na época de seu lançamento, estava disponível apenas em um modelo.

Mais tarde, na corrida do PS4, diferentes modelos foram produzidos, que eram o PS4 Pro e o PS4 Slim. Essas são definitivamente melhorias para o PS4, mas no que diz respeito às capacidades técnicas, o PS5 ainda as supera. 

Se você está preocupado com o preço do PS5, o PS5 Digital Edition pode ser lançado por menos, considerando a remoção da unidade de disco. Ainda não se sabe muito sobre outras diferenças entre esses dois consoles, mas pode ser uma aposta segura optar pela Edição Digital para economizar dinheiro e ainda receber o mesmo desempenho e potência gráfica.