Se você deseja jogar os melhores e mais recentes videogames AAA, precisa decidir sua posição no debate entre PC e console. PCs e consoles estão se tornando cada vez mais parecidos a cada dia. Então, quais são as diferenças reais que importam ao decidir como usar seu orçamento para jogos?
Vamos abordar dez das diferenças mais importantes quando se trata de PCs versus consoles, facilitando a escolha de qual é o certo para você.
Os consoles são mais fáceis para jogadores que não são conhecedores de tecnologia
Um console é projetado para ser uma peça de eletrônicos de consumo, como uma torradeira ou um DVD player.
Você inicia um jogo em seu console e começa a jogar. Você não precisa saber nada sobre a tecnologia dentro do console, como o jogo funciona a nível técnico. Basta jogar e desfrutar do seu jogo.
O hardware do console é menos caro
Se você tivesse que comprar um computador com especificações comparáveis aos consoles Playstation 5 e Xbox Series X mais recentes, acabaria com uma conta muito mais alta no lado do PC. O custo inicial para jogos de console é muito menor do que um PC. Se você se limitar apenas ao preço de colocar a própria máquina em sua casa, os consoles são os vencedores.
Claro, na realidade as coisas são mais complicadas do que isso. Para uma discussão mais completa, confira Um PC para jogos é realmente mais caro que um console?
Os consoles têm funções limitadas
Consoles são máquinas de videogame. Um console moderno pode jogar, navegar na internet, rodar aplicativos como Netflix e reproduzir discos DVD ou BluRay. Em um PC, você pode instalar qualquer aplicativo que desejar, um pacote do Office, software de emulação ou ferramentas de edição de vídeo, para citar alguns.
Considere que muitas pessoas precisam de um PC para outros fins, como trabalho. Pode fazer mais sentido consolidar suas atividades de jogos e não relacionadas a jogos em um único dispositivo.
Jogos de console podem ser mais caros
Embora isso nem sempre seja verdade para alguns jogos de plataforma cruzada, os jogos de console tendem a ter preços mais altos, especialmente com o tempo devido às taxas de licença de plataforma e à falta de concorrência na loja digital. Os jogos digitais para PC são vendidos por várias empresas concorrentes. Quedas de preços e vendas tendem a ser mais profundas e frequentes do que com consoles.
Os consoles são confiáveis e superam seu peso
Os consoles são muito menos complicados do que os PCs porque têm um sistema operacional fixo e uma plataforma de hardware. . Um PC pode ser danificado repentinamente por uma atualização de driver, atualização do Windows ou vírus, entre outras coisas.
PCs têm melhor compatibilidade com versões anteriores
A compatibilidade com versões anteriores entre as gerações de console é um caso de acerto e erro.
Por exemplo:
- O PS5 é compatível com jogos de PS4, mas não com jogos de PS3, PS2 ou PS1.
- No Xbox, há compatibilidade desde o Xbox original, mas não para todos os jogos.
- Nos PCs, você pode jogar qualquer jogo que quiser desde os primeiros jogos. Pode dar algum trabalho colocar títulos antigos em execução, mas quase sempre há uma maneira de fazer isso. Os PCs podem emular jogos de consoles, então ele realmente oferece a mais ampla seleção de títulos em uma única máquina.
O hardware do PC e as configurações do jogo são mais flexíveis
Os projetistas de console escolhem cuidadosamente qual hardware vai para suas máquinas, mas eles podem ter prioridades diferentes das suas. Se você preferir altas taxas de quadros a visuais 4K, pode configurar seu PC com uma CPU melhor e uma GPU mais modesta, por exemplo.
O mesmo vale para as configurações do jogo. Em um console, você não tem controle sobre como um jogo gasta o orçamento de hardware disponível. Em um PC, você pode alterar as configurações de um jogo para corresponder ao que deseja obter dele.
PCs carecem de jogos físicos
Enquanto os consoles caminham lentamente para um futuro totalmente digital, agora você ainda pode comprar jogos em disco. Quando terminar, você pode revendê-los. Você também pode comprar jogos de console usados, que podem ser muito baratos se você fizer um bom negócio. A maioria dos PCs não tem mais unidades de disco. E mesmo que você tenha comprado um jogo para PC em disco, é provável que seja uma cópia de uso único com um código permanentemente vinculado a um serviço online.
Jogos para PC têm menos custos ocultos
Como os PCs são uma plataforma aberta, você não terá que pagar por serviços básicos como faz com jogos online. Em um console, os serviços de assinatura não são mais opcionais. Você precisa deles para multijogador, salvamentos na nuvem e para acessar os melhores descontos em jogos.
Embora os serviços de assinatura de console geralmente valham a pena graças a essas ofertas e aos jogos gratuitos incluídos, ainda é uma pena que você não tenha a opção de cortar esse custo específico.
Os PCs têm melhores opções de periféricos
Os fabricantes de consoles têm o controle correto sobre quem pode fabricar gamepads e outros periféricos para seus sistemas. Em um PC, você tem uma variedade incrível de produtos para escolher. Teclados, mouses, gamepads, joysticks e volantes vêm de muitas empresas diferentes em vários preços e níveis de qualidade. Isso facilita a criação exata do tipo de configuração que você deseja em um nível de orçamento com o qual você se sinta confortável.
PC vs. Console: Qual você deve comprar?
Como você pode ver, quando se trata de PCs versus consoles, não há um vencedor claro . O que importa é:
- o quanto você se importa com a escolha,
- obtendo a experiência de jogo de ponta,
- e se você tem tolerância para os aspectos mais técnicos dos jogos para PC.
Dito isto, os jogos de PC são muito mais fáceis hoje em dia e a maioria dos novos jogos se configuram automaticamente para o seu hardware. A escolha é sua, mas agora você tem uma lista prática de pontos fortes e fracos para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para suas necessidades.