Laptop para jogos x desktop para jogos: prós e contras

Laptop para jogos x desktop para jogos: prós e contras

Se você deseja entrar no mercado de jogos para PC , terá que escolher se deseja comprar um laptop para jogos ou um PC de mesa para jogos. Como é um compromisso financeiro de longo prazo, convém considerar os prós e os contras de possuir um laptop para jogos em vez de um desktop para jogos.

Nota: Este artigo foi escrito considerando os horários normais em termos de preço e disponibilidade. Os preços dos componentes de computadores desktop podem ser afetados pela escassez de silício, tornando-os mais caros ou menos disponíveis do que laptops comparáveis. Nesse caso, você deve ajustar seu raciocínio para levar isso em consideração.

Diferenças entre um laptop para jogos e um desktop para jogos

A diferença mais significativa entre um laptop para jogos e um desktop para jogos é que um laptop para jogos é um sistema completo que inclui todos os periféricos. O fabricante decide qual tela, teclado, GPU, CPU e outros componentes você obtém em seu produto. Além talvez da RAM e dos SSDs, você está preso às especificações fornecidas de um laptop para jogos e não pode personalizá-lo de acordo com suas necessidades exatas, como faria com um computador desktop.

No entanto, o que você recebe em troca é uma máquina de jogos portátil que você pode jogar na cama, conectar à sua TV como um console e levar para onde quer que você viaje.

Preço vs. Desempenho

Historicamente, os laptops para jogos eram pouco valiosos porque:

  • Tinha CPUs e GPUs uma geração atrás de suas contrapartes de desktop
  • Oferecido desempenho de jogo ruim
  • Eram mais caros do que computadores de mesa para jogos

Hoje as coisas são muito diferentes. Desde o lançamento da série Nvidia RTX 20 e série 30 de placas gráficas, os laptops para jogos fecharam a lacuna de desempenho. 

Em termos de preço, os laptops para jogos ainda são mais caros do ponto de vista do preço e do desempenho, mas, em geral, o prêmio que você pagará não é estranho.

Um Sistema Equilibrado

Uma vantagem notável é que os fabricantes de laptops para jogos pensam cuidadosamente sobre que tipo de jogador e quais tipos de jogos um determinado dispositivo atende. A maioria dos laptops para jogos:

  • Tenha uma CPU ou GPU bem equilibrada entre si
  • Ter placas-mãe projetadas especificamente para funcionar com outro hardware no sistema 
  • Estão mais próximos do design de hardware fixo dos consoles de jogos do que dos PCs de mesa

Construir seu próprio sistema de desktop perfeitamente balanceado é ótimo, mas na prática, desktops pré-construídos e a maioria dos sistemas feitos à mão tendem a ter gargalos de desempenho em algum lugar. Em nossa experiência, isso é algo que os fabricantes de laptops para jogos têm menos probabilidade de fazer.

A experiência de laptop Plug & Play

Além de combinar cuidadosamente componentes bem combinados, os fabricantes de laptops para jogos:

  • Tenha uma oportunidade única de controlar o ambiente de software de seus sistemas. 
  • Crie e emita a imagem do software (geralmente Windows).
  • Forneça versões personalizadas dos drivers do sistema. 

Se algo der errado com o software do seu laptop para jogos, geralmente não é um grande problema, pois você pode simplesmente redefinir para a imagem de fábrica.

Capacidade de atualização limitada

Uma área em que os laptops para jogos têm desvantagem é a capacidade de atualização . Em geral, os únicos componentes que você pode atualizar em um laptop são o disco rígido e a RAM. 

  • Alguns laptops usam o que é conhecido como módulo “MXM” para seus chips gráficos. O fabricante do laptop pode posteriormente vender a você um novo módulo MXM com uma GPU atualizada. Embora os módulos MXM não sejam baratos em comparação com o custo de uma GPU de desktop padrão do mesmo tipo, ainda é muito mais barato do que um laptop totalmente novo.
  • No entanto, os sistemas MXM são raros, mas um recurso mais comum é o suporte para GPUs externas. Laptops equipados com Thunderbolt 3.0 também podem suportar eGPUs. Você pode comprar um gabinete externo e usar qualquer GPU de desktop compatível com esse gabinete. Embora isso limite você a jogar no desktop conectado, é uma excelente solução para jogos em movimento com o hardware interno e encaixe em casa para experiências de ponta.

Observação:   a maioria dos jogadores de PC de mesa não atualiza os principais componentes de seus sistemas com frequência, e a vida útil de um PC moderno para jogos deve ser comparada à de um ciclo de console atual, pelo menos quando se trata de títulos multiplataforma.

O sonho da área de trabalho

Embora os laptops para jogos sejam uma escolha viável para os jogadores de PC atualmente, os sistemas de desktop ainda são o padrão-ouro. Os entusiastas de jogos para PC se orgulham de escolher cada componente que entra em seu sistema e sua aparência. Eles também gostam que seu sistema funcione exatamente como eles desejam.

Os desktops para jogos permitem um orçamento muito mais flexível. Embora você precise pagar quase todo o valor inicial de um laptop para jogos, pode distribuir o custo de atualizar um desktop para jogos ao longo do tempo. 

Esse nível de design personalizado e flexibilidade pode ser muito atraente. Ainda assim, a popularidade de sistemas de desktop volumosos está diminuindo diante de dispositivos como o Razer Blade 15 e o Asus ROG Zephyrus G15. Esses são dispositivos com mais desempenho de jogo do que a maioria dos usuários precisa, um pacote compacto e um preço que não é totalmente irracional.