Dungeons and Dragons é mais popular agora do que nunca. Nem mesmo a ascensão de Tiamat (ou uma pandemia global) poderia mudar isso. Se você quer jogar D&D, mas seu grupo não pode se encontrar devido a restrições de distanciamento social, experimente o Roll20.
Roll20 é uma plataforma online usada para hospedar campanhas de Dungeons and Dragons, bem como outros jogos de papel e caneta de mesa. É uma ótima maneira de interagir não apenas com seus amigos, mas também com seu personagem. Roll20 calcula automaticamente danos, pontos de vida, classe de armadura e muitas outras partes importantes de Dungeons and Dragons.
Se for a primeira vez que você usa o Roll20, pode ser intimidante e avassalador. Há uma série de menus diferentes para navegar e opções para selecionar. Este tutorial Roll20 irá ajudá-lo a configurar seu personagem para que você possa começar a jogar.
Criando um Personagem
O primeiro passo em qualquer campanha DND (após ingressar na própria campanha) é criar um personagem. Para o propósito deste artigo, vamos assumir que você sabe jogar dados e distribuir estatísticas. O objetivo deste tutorial Roll20 será mostrar como implementar tudo isso na ficha de personagem Roll20.
Digite o nome do seu personagem para começar. Depois disso, selecione a caixa suspensa ao lado de Class . Como isso é configurado como um jogo de D&D, você verá todas as classes oficialmente reconhecidas (exceto Blood Hunter). Você também deve inserir sua subclasse, nível, raça e sub-raça, se aplicável.
Agora selecione o ícone de engrenagem ao lado de Level . Ele mudará para um novo conjunto de opções. Qualquer informação relevante que você já tenha inserido será mantida. Como você pode ver, escolhemos nossa classe como Wizard e definimos nossa raça como Computer . Você sabe, porque somos um site de tecnologia.
Este campo secundário permite que você insira o histórico de seu personagem, seu alinhamento e o número total de pontos de experiência. Lembre-se de que os pontos de experiência podem não ser necessários se o seu Dungeon Master usar o método de nivelamento por marcos.
Entrando nas estatísticas do personagem
O próximo passo é inserir suas estatísticas. No lado esquerdo da tela, insira as pontuações para cada uma das estatísticas de seu personagem na pequena área redonda abaixo do zero grande. O número maior é o seu modificador e é calculado automaticamente. Por exemplo, se você inserir 20 no campo Força, obterá um modificador de +5.
O campo Inspiração é uma área de ativação/desativação. Seu bônus de proficiência é calculado automaticamente, assim como seus modificadores de teste de resistência. Basta clicar na caixa de seleção ao lado de quaisquer jogadas de proteção em que seu personagem é proficiente, embora qualquer baseado em classe seja selecionado automaticamente.
A Classe de Armadura é calculada automaticamente quando você adiciona armadura ao seu inventário. O campo Iniciativa é seu modificador e também é calculado automaticamente. A velocidade é baseada no seu personagem, mas você deve inseri-la manualmente. Para a maioria das raças em D&D, sua velocidade base é de 9 metros por turno.
Traços de personalidade, ideais, vínculos e falhas devem ser inseridos manualmente, mas não são uma parte necessária do jogo. O campo Dado de Vida é baseado no seu nível e classe. Se você precisar rolar um Dado de Vida a qualquer momento durante o jogo, basta clicar na palavra “Dados de Vida” na parte inferior. Ao lado do campo Hit Dice, Death Saves pode ser ativado ou desativado. Você também pode clicar em “Death Saves” para rolar os dados automaticamente.
Todas as suas habilidades devem ser selecionadas manualmente. Para adicionar sua Proficiência a qualquer rolagem de Habilidade automaticamente, clique na caixa de seleção ao lado dela.
Adicionando itens de personagem
Agora para itens. Se o seu Dungeon Master fornecer a você o uso do Compêndio , você poderá arrastar e soltar seu equipamento na ficha de personagem. Dê uma olhada no lado direito da tela. Você deve ver várias opções na parte superior da tela. Selecione o ícone que se parece com um “i” no meio de um círculo.
A partir daí, selecione Itens. Você pode percorrer esta lista e arrastar a maioria dos equipamentos básicos que você terá no nível um. Neste exemplo, demos ao nosso Mago um Machado de Batalha. Como existem duas maneiras diferentes de atacar com um Battleaxe, o Roll20 adicionou ambas as opções ao menu Ataques e lançamento de feitiços .
Role e ataque clicando no nome da arma. Você o verá no lado direito da tela se clicar no ícone de mensagem. O número superior é a Rolagem de Ataque para determinar se você acerta ou erra. O número inferior é a quantidade de dano que você causa com o ataque.
Abaixo deste campo está o campo Equipamento . Quando você arrasta um item do Compêndio para sua planilha, ele é adicionado automaticamente a este campo e calcula o peso de cada item. A menos que seu mestre tenha uma queda pelo tédio, o peso raramente desempenhará um papel no jogo.
No entanto, como você pode ver na imagem, adicionamos a Armadura de Couro Glamoured Studded ao inventário. Fazer isso mudou automaticamente a Classe de Armadura do personagem para 13. Na maioria dos casos, Roll20 calculará automaticamente sua Classe de Armadura, embora você tenha que fazer ajustes manuais se escolher um talento que melhore sua CA geral.
Adicionando Feitiços
Outra parte vital do D&D é o lançamento de feitiços. No canto superior direito de sua planilha de personagem, há três guias: Core, Bio e Spells. Selecione Feitiços e você verá uma página como a abaixo.
Você pode selecionar qualquer um dos símbolos de adição na tela para adicionar feitiços manualmente, mas a maneira mais fácil de fazer isso é arrastar e soltar feitiços do Compêndio para a página de feitiços. Isso configurará automaticamente tudo, desde alcance e saída de cartão de feitiço até jogadas de dano e testes de resistência.
Adicionando informações biográficas
O campo final, Bio, é onde você pode inserir detalhes sobre a aparência do seu personagem, seus aliados e organizações a que pertencem, história de fundo e muito mais. Esta seção é para ajudá-lo a se lembrar de informações importantes sobre seu personagem e acompanhar o tesouro que ele possui.
Dependendo de como seu jogo é executado, seu Dungeon Master pode dar mais importância à história de fundo do que outros.
Este guia apenas arranha a superfície de jogar uma campanha no Roll20, mas deve ajudá-lo a configurar sua ficha de personagem para que você possa mergulhar em um jogo. Afinal, o melhor professor é a experiência - seja essa experiência jogando você mesmo em uma campanha ou tentando enfrentar um Dragão Vermelho Antigo no nível um.