Durante anos, decidir qual monitor usar para jogos foi simples. Você usou um monitor se jogou no PC e uma TV se jogou nos consoles. Se você tivesse um computador que pudesse lidar com isso, poderia enlouquecer e jogar PC na TV - mas agora há muito mais fatores a serem considerados, especialmente quando você considera que os consoles de última geração podem produzir 120 quadros por segundo em 4K.
Tanto os monitores de jogos quanto as TVs têm seu lugar no mundo dos videogames, mas decidir qual é o mais adequado para sua configuração (e qual fornece a melhor imagem possível) garantirá que sua experiência de jogo seja a melhor possível.
Configurações e especificações a considerar
Para tomar a decisão mais informada quando se trata de usar um monitor em vez de uma TV, existem algumas especificações técnicas e configurações que você precisa entender.
Resolução
A resolução da sua TV ou monitor é o número de pixels que ele pode exibir. Você provavelmente está mais familiarizado com as designações padrão: 1080p, 4K etc. Se estiver considerando uma tela para fins de jogo, especialmente em hardware de última geração, você desejará uma tela com resolução de pelo menos 4K.
Taxa de atualização
Se você já ouviu alguém fazer referência a um monitor de 60 Hz ou 120 Hz, eles estavam falando sobre a taxa de atualização. Este é o número de vezes por segundo que um display atualiza a imagem com novas informações. Os monitores são conhecidos por altas taxas de atualização, mas são mais raras nas TVs.
Uma taxa de atualização mais alta resulta em uma imagem aprimorada e menos ocorrências de quebra de tela. Os monitores modernos têm taxas de atualização incrivelmente altas. Embora as TVs possam ter taxas de atualização mais altas, isso geralmente aumenta o custo geral da tela.
atraso de entrada
O atraso de entrada é uma medida da quantidade de tempo entre um pressionamento de tecla (ou entrada do controlador) e o tempo em que a entrada é refletida na tela. Você deseja um atraso de entrada mínimo, especialmente se for um jogador competitivo. Por exemplo, o input lag pode determinar se você ganha ou perde em um jogo rápido como Street Fighter .
HDR
HDR é um acrônimo para alta faixa dinâmica. Ele fornece melhor cor na tela e contraste entre áreas claras e escuras, permitindo pretos mais verdadeiros mesmo em ambientes claros. Qualquer dispositivo de jogo na era moderna se beneficiará do HDR.
Sincronização Adaptável
A sincronização adaptável é um recurso disponível apenas em monitores. É um aumento baseado em hardware de sua exibição com base em suas placas gráficas. Com placas Nvidia, a sincronização adaptativa é chamada de G-Sync. Com placas AMD, é chamado de FreeSync. Ele ajuda a combinar a taxa de exibição com a taxa de atualização da GPU para eliminar erros gráficos, como quebra de tela.
Quais são os benefícios de melhores gráficos?
Os gráficos são mais do que apenas fazer um jogo parecer ótimo. Embora definitivamente haja benefícios em observar uma paisagem lindamente trabalhada com a exibição da mais alta qualidade possível, uma exibição suave pode torná-lo melhor em jogos competitivos - especialmente atiradores.
Desde que sua taxa de quadros não caia abaixo de 30, seu mouse se moverá suavemente de um lado da tela para o outro. No entanto, 60 quadros por segundo tornarão a animação ainda mais suave – e 120 quadros por segundo ainda melhor do que isso.
Esse movimento suave permitirá que você rastreie melhor os oponentes na tela, acerte mais tiros e fique de olho na ação. Se você pretende melhorar sua classificação em Overwatch ou apenas acertar mais alguns tiros na cabeça no Counter-Strike, exibições de alta qualidade fazem uma grande diferença.
TVs ou monitores são melhores para jogos?
A distância que você planeja sentar da tela e seu orçamento desempenham um papel importante na decisão se uma TV ou um monitor é a melhor escolha para jogos, mas também há várias especificações técnicas que você precisa considerar antes de fazer uma compra.
De uma perspectiva geral, um monitor terá uma taxa de atualização mais alta e menos atraso de entrada do que uma TV. Os monitores também oferecem mais flexibilidade nas opções de montagem. No entanto, muitas vezes você pode encontrar uma TV muito maior por um preço semelhante a muitos monitores de última geração.
Se você é basicamente um jogador de PC, então um monitor provavelmente será a sua escolha. Entre as taxas de atualização mais altas e a inclusão do Adaptive Sync na maioria dos monitores, um monitor fornecerá uma melhor experiência geral para jogadores de PC, especialmente aqueles que usam placas gráficas Nvidia ou AMD.
Se você é um jogador de console, precisa decidir se se preocupa mais com a qualidade da tela ou com a facilidade de uso. Para muitos jogadores de console, a TV da sala é a área de jogo padrão. A facilidade de sentar no sofá no final do dia é um grande atrativo. No entanto, se você é um jogador mais sério, pode considerar o uso de um monitor.
Há uma coisa importante a considerar quando se trata de consoles, no entanto. Mesmo o hardware de última geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X, só é capaz de produzir 120 quadros por segundo. Enquanto um PC dedicado para jogos pode se beneficiar de monitores com taxas de atualização insanas, os consoles não.
Ao tomar a decisão de jogar em um monitor ou TV, considere se prefere sentar no sofá ou na cadeira do computador, quão competitivo você é e quão poderoso é o seu hardware de jogo.
Se você estiver usando um hardware mais antigo, uma TV provavelmente é a melhor opção. Você pode obter mais espaço na tela por um preço menor. O mesmo vale se você preferir jogar no sofá. Embora você provavelmente não encontre uma TV com taxas de atualização superiores a 60 Hz por um preço acessível, o tamanho maior de uma TV em comparação com um monitor é uma escolha sólida.
Por outro lado, se você é um jogador competitivo e deseja a melhor qualidade de exibição possível, um monitor irá muito mais longe do que uma TV.