Quando se trata de jogos online, nenhuma desculpa para o declínio no desempenho do jogo será usada tanto quanto “Foi lag”. O termo geralmente é reservado para quando o tempo de resposta do jogo é muito lento após inserir um comando de teclado. Às vezes, também pode ser pronunciado por outros motivos, como não assumir responsabilidade pessoal por falta de habilidade ou queda na taxa de quadros.
Os dois últimos não têm absolutamente nada a ver com lag. Na verdade, taxas de quadros ruins têm tudo a ver com seu computador e não com complicações com a rede, ou seja, ping alto, que é o que causa lag. A maioria dos jogadores ainda não entende a causa real do atraso do qual estão reclamando.
Isso acontece com tanta frequência que até mesmo a definição foi alterada para se adequar, chamando uma queda nos quadros como “atraso local” e combinando as ocorrências para significar simplesmente “uma diminuição perceptível na velocidade do aplicativo, devido ao congestionamento extremo da rede ou poder de processamento insuficiente”.
Quadros por segundo (FPS) x ping
Suponho que, sendo lag uma gíria, a definição provavelmente mudará dependendo dos caprichos das pessoas que a usam. No entanto, para entender exatamente o que causa o atraso, primeiro precisamos entender as diferenças entre quadros por segundo (FPS) e ping.
Para ajudá-lo a identificar e corrigir problemas de desempenho do computador quando eles ocorrerem, você terá que entender a causa. Podemos começar dividindo e discutindo o que são fps e ping e, em seguida, aplicando o que aprendemos. Isso ajudará a descobrir por que nossas sessões de jogos online estão tendo problemas de desempenho.
Quadros baixos por segundo
Quadros baixos por segundo (FPS) é um problema do computador e, portanto, não é tecnicamente considerado um atraso. O FPS é basicamente uma medida de quão bem o seu jogo está rodando no seu computador. Indica o número de novas imagens que podem ser geradas pelo seu computador para criar uma imagem fluida no jogo.
Quanto maior o número de quadros, mais suave será a jogabilidade. Quando os quadros estão baixos, as imagens podem aparecer entrecortadas, espasmódicas ou aparentemente tremidas na tela. O número máximo de quadros que seu computador pode gerar é determinado por algumas coisas.
- As especificações da unidade de processamento do computador (CPU) , placa gráfica (GPU), memória de acesso aleatório (RAM) e, às vezes, do disco rígido.
- As configurações gráficas do jogo que você está jogando no momento.
Normalmente, o motivo do baixo FPS é que mais coisas estão acontecendo na tela do que seu computador pode gerar. Isso ocorre com mais frequência ao jogar jogos mais avançados em um computador que precisa de componentes atualizados. Só porque seu computador pode marcar todas as caixas para os requisitos mínimos de um jogo, não significa que o jogo funcionará sem problemas.
Uma queda perceptível no FPS provavelmente ocorre porque seu computador está tentando renderizar mais do que pode suportar. Você pode evitar esse problema atualizando um (ou todos) dos quatro componentes mencionados acima. Também pode ajudar a garantir que nada mais esteja sendo executado em segundo plano durante o jogo, para que os recursos de processamento do seu computador não sejam divididos.
Alta latência
Lag, em sua verdadeira definição, é o resultado de um problema de rede. Ou seja, alta latência, também conhecida como “ping”, é o atraso entre as informações enviadas e recebidas. Portanto, quando sua rede está conversando com o servidor do jogo, o tempo que leva para o servidor “ouvir” o que seu computador está pedindo é levado em consideração no seu ping.
O mesmo também ocorre quando o servidor do jogo responde a pergunta do seu computador. O tempo que leva para receber essa resposta também é levado em consideração no seu ping. O resultado completo de ambos fornecerá um número que representa seu ping. No jogo, seu ping é medido em milissegundos, então pode aparecer como ###ms (# sendo o seu total).
Quanto maior o ping, maior a chance de seu tempo de jogo incorrer em lag. Normalmente, se o seu computador estiver longe do local do servidor do jogo, seu ping provavelmente será alto. Um exemplo disso é jogar um novo mmorpg oriental baseado na Coreia do Sul enquanto você mora na costa leste dos Estados Unidos. Você pode esperar um ping acima do normal.
Indicadores de ping alto
Os quadros por segundo ainda podem permanecer altos enquanto o jogo está passando por um grande atraso. Ao jogar um jogo multijogador, o jogo em si pode parecer suave, com todas as imagens geradas como deveriam. No entanto, durante esse tempo, os jogadores na tela podem parecer presos, correndo no lugar ou teletransportados. Este não é um "hack de jogo" (embora não esteja totalmente fora do reino das possibilidades), é lag.
Outro indicador é tentar acertar alguém em um jogo de tiro em primeira pessoa, mas você erra continuamente todas as vezes, mesmo à queima-roupa. Isso pode ocorrer porque sua latência é tão alta que, no momento em que seu tiro atinge o oponente em sua tela, ele já moveu o personagem na dele. As ações que você inseriu aparentemente levarão mais tempo para acontecer na tela do que deveriam.
Picos de atraso também são um problema. Isso coincide com o teletransporte discutido anteriormente em um jogo multijogador. Sua latência pode atingir um ponto difícil, fazendo com que o número aumente, fazendo com que a caminhada normal agora pareça como se os personagens do jogador estivessem dando um salto no tempo.
Melhorando seu atraso
Não há muitas coisas que você possa fazer pessoalmente para melhorar seu problema de atraso. Uma sugestão seria trocar de servidor, se aplicável, para um que esteja mais próximo em distância física de onde você está localizado no momento. Outra seria usar apenas uma conexão Ethernet em vez de WiFi. Internet lenta pode desempenhar um papel em seus problemas de atraso, portanto, aumentar a velocidade de sua conexão pode ajudar.
Espero que agora você entenda que, se estiver com lag, é por causa de um problema de rede e não de computador. Os problemas de desempenho do computador são uma coisa separada, embora muitas vezes possam parecer semelhantes.
Baixo FPS e lag podem parecer estar ligados
Para complicar ainda mais a noção de que o atraso é baseado no desempenho do computador, FPS baixo e atraso às vezes podem aparecer ao mesmo tempo. Isso pode ocorrer quando o jogo está enfrentando um problema de tempo de resposta da rede e um problema de geração de imagem.
Um exemplo seria em um mmorpg online, ao entrar em uma grande cidade cheia de outros jogadores correndo, é muito possível experimentar quadros baixos e ping alto simultaneamente. O lag ocorre porque o servidor está lutando para acompanhar tudo o que está acontecendo ao mesmo tempo, enquanto seu computador está lutando para gerar todos os visuais na tela resultando no baixo FPS.
Isso pode levar à confusão entre os jogadores, pois neste caso específico, tanto o baixo FPS quanto o lag têm a mesma causa – mais pessoas do que o jogo pode suportar em um lugar ao mesmo tempo. Isso não significa que agora sejam a mesma coisa, apenas que o grande número de jogadores é o que está causando a queda no desempenho do computador e os problemas de rede.
Por que isso é importante
Entender a diferença entre lag e baixo FPS pode ajudá-lo a identificar problemas e ter mais chances de corrigi-los. Alguns jogos permitem que você exiba seu FPS atual e ping durante o jogo. Portanto, enquanto sofre lag no jogo, você pode verificar seus contadores de FPS e ping para ver o que mudou. Isso irá alertá-lo sobre o problema atual e, se possível, permitir que você o resolva.
Coisas que você pode fazer com base no seu nível atual de ping vs FPS:
Ping normal + FPS normal
- Tudo está bem.
Ping alto + FPS normal
- Possível atraso do servidor. Verifique se outras pessoas em seu servidor estão reclamando de lag.
- Sem reclamações? Certifique-se de estar conectado a um servidor mais local (se aplicável). Se propositalmente em um servidor distante do seu computador, você provavelmente já se preparou para ocorrências de lag.
- Verifique o gerenciador de tarefas para programas de rede em execução em segundo plano que não deveriam ser. Feche-os se puder para liberar recursos de rede ou espere que eles terminem.
Ping normal + FPS baixo
- Se muitas coisas estiverem acontecendo na tela, dê ao seu computador alguns segundos para acompanhar.
- Também podem ser programas rodando em segundo plano, consumindo recursos de processamento. Você pode verificar o gerenciador de tarefas e pará-lo para ver se o desempenho aumenta.
Ping alto + FPS baixo
- Pode ser muitas coisas. Tanto um problema com o computador em que você está quanto uma complicação de rede. Pode ser apenas um pico infeliz em ambos. Você pode esperar para ver se ele diminui e os valores voltam ao normal ou realizar as “correções” ilustradas nas outras seções acima