Explicação da compatibilidade com versões anteriores do Xbox

Explicação da compatibilidade com versões anteriores do Xbox

Você pode ter ouvido o termo “compatibilidade com versões anteriores” em conversas sobre consoles atuais e da próxima geração. Em particular, a adição de compatibilidade com versões anteriores da Microsoft ao Xbox One causou bastante impacto nos círculos de jogos. 

Você pode estar se perguntando qual é o grande problema. O que é a retrocompatibilidade do Xbox?

O significado da compatibilidade com versões anteriores

O conceito de compatibilidade com versões anteriores é bastante simples. Quando uma empresa lança uma nova versão do dispositivo de mídia, ela ainda pode reproduzir a mídia criada para seu antecessor. Em alguns casos, também pode funcionar com alguns dos acessórios projetados para a máquina mais antiga.

A compatibilidade com versões anteriores era bastante comum no passado. Por exemplo, o Sega Genesis (também conhecido como MegaDrive) era realmente compatível com o Sega Master System. Tudo o que você precisava era de um adaptador de cartucho. Da mesma forma, o PlayStation 2 era totalmente compatível com os jogos do PlayStation 1

Isso significava que os jogadores não tinham motivos para evitar a atualização para o novo console. Eles sabiam que sua biblioteca de jogos existente funcionaria na nova máquina.

No entanto, a compatibilidade com versões anteriores pode ser difícil e cara de oferecer quando há diferenças radicais e fundamentais no hardware entre uma geração de console e a seguinte. Graças a algumas experiências dos fabricantes de consoles durante a era do Xbox 360 e do Playstation 3, a retrocompatibilidade do Xbox foi colocada em segundo plano. 

No entanto, com a próxima geração de consoles procurando manter a arquitetura da geração atual, ela pode se tornar novamente um recurso padrão a partir deste ponto.

Uma recapitulação das gerações de consoles Xbox

Existem três gerações existentes de console Xbox, com uma quarta geração chegando no momento em que escrevo:

  • Xbox (agora chamado de “Xbox original”)
  • Xbox 360
  • Xbox One (que inclui o Xbox One X reforçado)
  • Xbox Series X (a próxima geração)

Cada um deles tem suas próprias excentricidades de compatibilidade com versões anteriores. Então, vamos ver quais jogos funcionarão em quais consoles. 

Compatibilidade com versões anteriores do Xbox por console

O Xbox original não tem compatibilidade com versões anteriores. O que faz todo o sentido, já que é a primeira geração do Xbox. Foi lançado para competir com o PlayStation 2 e, portanto, seus jogos se parecem com a maioria dos títulos daquela época de jogos.

O Xbox 360 é compatível com os títulos originais do Xbox. No entanto, não é compatível com todos eles. Há uma lista bastante curta de jogos originais do Xbox certificados para funcionar no Xbox 360. Você também precisa de um Xbox 360 com disco rígido, pois a compatibilidade desses jogos é adicionada por meio de atualizações do sistema.

O Xbox One não foi lançado com compatibilidade com versões anteriores e ninguém esperava isso, dada a diferença entre o hardware do Xbox One e o hardware do Xbox 360. Em seguida, os gênios da Microsoft fizeram uma descoberta com seu emulador de Xbox 360 e agora há uma longa lista de jogos testados e certificados para Xbox 360 e Xbox originais que funcionarão no Xbox One.  

Quanto ao console que seguirá o Xbox One, é quase certo que será compatível com os jogos do Xbox One, mas de acordo com os designers do sistema, o objetivo é tornar esse novo console compatível com todas as gerações anteriores do Xbox. O tempo dirá se eles terão sucesso.

Como jogar jogos do Xbox compatíveis com versões anteriores

Se você é proprietário de um Xbox 360, tudo o que você precisa fazer para jogar os jogos originais do Xbox é inserir o disco. Depois de se certificar de que está executando a versão mais recente do software do sistema. Você também pode encontrar jogos originais do Xbox como downloads digitais na loja Xbox Live, mas é claro que você terá que comprá-los.

O processo é basicamente o mesmo. Quando você insere o disco do Xbox 360 no Xbox One, o console baixa uma cópia digital do jogo que foi otimizado para funcionar com o emulador do Xbox 360 no Xbox One. O disco em si é usado apenas para verificar se você possui uma cópia do jogo. 

Se você comprou jogos do Xbox 360 digitalmente que estão na lista de compatibilidade com versões anteriores, basta baixá-los para o seu Xbox One. Eles não exigem que o disco original esteja na unidade. Se você colocar um jogo do Xbox 360 no Xbox One que não esteja na lista de compatibilidade com versões anteriores, receberá uma mensagem de erro informando que o jogo ainda não funcionará. 

Certifique-se de atualizar o software do sistema, caso esse título tenha sido adicionado nesse meio tempo. Embora, no momento da redação deste artigo, a Microsoft tenha pausado o projeto de certificação.

Limitações e coisas a ter em mente

O Xbox One não é compatível com consoles da geração anterior em nível de hardware. O que significa que ele usa emulação para reproduzir títulos mais antigos. Essencialmente, esta é uma técnica de software que cria uma versão virtual do console antigo, enganando o software fazendo-o pensar que está rodando no hardware original. 

A virtualização de um console inteiro exige muito poder de processamento, por isso é impressionante que a equipe do Xbox tenha conseguido fazê-lo funcionar tão bem, dados os limites do modelo básico do Xbox.

Se você tiver a sorte de possuir um dos consoles Xbox One X reforçados, alguns títulos do Xbox 360 oferecem um modo “Xbox One X aprimorado”. Esses jogos apresentam resoluções mais altas, taxas de quadros mais rápidas e consistentes e geralmente funcionam muito melhor do que nos consoles originais.

No entanto, graças à dependência da emulação, é improvável que todos os jogos da geração anterior sejam adicionados à lista. Pelo menos não quando se trata do Xbox One. Com a geração mais poderosa do Xbox no horizonte, podemos muito bem ver a lista de títulos compatíveis se expandir drasticamente.