Os serviços de assinatura de jogos valem a pena?

Os serviços de assinatura de jogos valem a pena?

O consumo moderno de mídia tem tudo a ver com assinaturas. Serviços como Netflix, Spotify, Kindle Unlimited e Marvel Unlimited são comuns agora. Filmes, programas de TV, livros, música e muito mais agora podem ser adquiridos por uma pequena taxa mensal. 

Os videogames também não escaparam dessa tendência. Parece que todas as grandes empresas envolvidas com a indústria estão oferecendo alguma forma de serviço de assinatura de jogos. Os serviços de assinatura de jogos valem a pena? Vamos dar uma olhada nas porcas e parafusos dessa nova maneira de jogar.

O “Netflix dos jogos”?

Quando nos referimos a serviços de assinatura de jogos, estamos falando de um modelo bem específico. Esses serviços cobram uma taxa e, em seguida, fornecem acesso a uma biblioteca de títulos que você pode reproduzir. Isso exclui um serviço de assinatura, como PlayStation Plus ou Games with Gold, que recompensam você com jogos peça por peça.

 Um novo assinante do PlayStation Plus não tem acesso a toda a biblioteca de jogos oferecidos pelo serviço no passado. Se você quer saber se o PlayStation Plus vale a pena, confira nosso artigo sobre como ele funciona.

Neste artigo, estamos falando sobre os serviços de assinatura de jogos à vontade no estilo Netflix. Então, vamos detalhar a proposta de valor e algumas das ressalvas que você deve levar em consideração.

Streaming x reprodução local

Os serviços de streaming de videogames são outro desenvolvimento na indústria de videogames que está decolando em paralelo com os serviços de assinatura. Esses serviços permitem que você jogue jogos em execução em um computador remoto. Em outras palavras, sua máquina local não faz nenhum processamento ou trabalho gráfico.

Às vezes, esses serviços também oferecem vários jogos como parte da assinatura, além de vender licenças de jogos para streaming título por título. O PlayStation Now, por exemplo, oferece centenas de jogos de PlayStation que podem ser transmitidos pela internet, inclusos no seu pacote.

Uma forma mais comum de serviço de assinatura permite que você baixe seus jogos para seu console ou computador da mesma forma que faria se os comprasse da maneira tradicional. O que significa que você ainda precisa de um computador capaz de atender aos requisitos mínimos, no caso de jogos para PC.

Em nossa opinião, os jogos de streaming são uma boa ideia. No entanto, você não pode reproduzi-los se sua internet estiver muito lenta ou desconectada. Algo para manter em mente.

Você não tem escolhas

Assim como no Netflix, você não tem controle sobre quais jogos são oferecidos na biblioteca do serviço de assinatura. A maioria desses serviços faz um bom trabalho reunindo uma biblioteca de jogos que terá algo para todos, mas se você quiser franquias ou jogos específicos, sua única opção é comprá-los.

Jogos podem ir e vir

Os jogos em serviços de assinatura não são permanentes. Haverá um fluxo constante de novos jogos disponíveis e jogos antigos saindo. Felizmente, na maioria dos casos, você receberá um aviso com algumas semanas de antecedência, para poder terminar os jogos que ainda pretendia jogar antes que eles acabem. 

Títulos mais antigos são mais comuns

A maioria desses serviços de assinatura constrói suas bibliotecas a partir de jogos mais antigos. Isso não é um problema em si. Embora muitos jogadores estejam interessados ​​principalmente nos títulos mais recentes. Ainda assim, é lógico que os melhores e mais recentes títulos AAA não aparecerão imediatamente nos serviços de assinatura.

Há exceções para isto. Onde as assinaturas são oferecidas por empresas que também desenvolvem ou publicam jogos, seus próprios títulos próprios podem acabar no serviço. No entanto, essa não é a norma; portanto, você terá que aceitar que seu serviço de assinatura de jogo acessível significa jogar jogos mais antigos.

É uma ótima maneira de expandir seus horizontes

Uma das grandes coisas sobre os serviços de assinatura de jogos é que você pode jogar jogos que de outra forma não teria comprado para si mesmo. Como a assinatura tem um custo fixo, não há motivo para não experimentar e experimentar de tudo na biblioteca.

Você pode descobrir que um jogo que você não achava que seria divertido é realmente perfeito para você. Também é uma boa maneira de evitar o acúmulo de jogos gigantescos

Pode haver vantagens adicionais

O principal apelo de um serviço de assinatura de jogos são, obviamente, os jogos que você pode jogar como membro. No entanto, você também deve levar em consideração se existem extras para adoçar o negócio. 

O tipo mais comum de privilégio é o desconto sempre bem-vindo. Os jogos que fazem parte da biblioteca podem estar disponíveis para compra permanente por um preço menor. Da mesma forma, os assinantes podem obter melhores ofertas de conteúdo para download do que os não assinantes. Considere essas vantagens extras e o quanto elas são valiosas para você, o que pode determinar se o serviço como um todo vale a pena.

Algumas boas assinaturas

Com tantos serviços de assinatura disponíveis, pode ser difícil saber onde procurar. A boa notícia é que existem tantos que valem a pena mencionar. Vamos ver algumas das opções de estreia em várias plataformas.

Para jogadores de PC, o serviço número 1 no momento da escrita é o Xbox Game Pass para PC. Isso oferece uma grande variedade de jogos, incluindo juggernauts triple-A de terceiros, como Forza Horizon 4, Halo e Microsoft Flight simulator. Se você também possui um Xbox One, pode pagar por um nível de assinatura que cobre ambas as plataformas.

Assinaturas específicas do editor, como as da EA via Origin Access ou Ubisoft via Uplay+, valem a pena dar uma olhada. No entanto, eles só fazem sentido para jogadores que são fãs desses editores em geral. Se você é um grande fã de Assassin's Creed ou Far Cry, por exemplo, o Uplay+ valerá mais a pena para você.

No macOS e iOS, os serviços de assinatura de jogos mais atraentes são, sem dúvida, o Apple Arcade . Esses jogos são selecionados pela Apple e oferecem uma ampla variedade de experiências de qualidade. Ser capaz de jogar os mesmos jogos em seu Mac, iPhone e iPad é ótimo. Ele também suporta o Compartilhamento Familiar! Leia mais sobre o Apple Arcade aqui.

O Google tem algo semelhante para Android na forma de Play Pass. Ele oferece centenas de jogos premium, bem como aplicativos que não são de jogos. Um negócio incrível para jogadores Android, mas não disponível em todo o mundo como o Apple Arcade.

Os fãs do PlayStation vão querer olhar para o PlayStation Now. Este serviço começou como uma forma de transmitir jogos clássicos antigos do PlayStation para outras plataformas. Você ainda pode fazer isso, mas também oferece jogos para PlayStation 4 para download.

Conforme mencionado, os usuários do Xbox One podem ter o GamePass ou optar pelo nível Ultimate, que inclui o GamePass para PC e o serviço Xbox Live. 

As melhores ofertas em jogos

Embora haja muitos debates sobre se as assinaturas de jogos são boas para a indústria de jogos como um todo, não há dúvida de que são negócios incrivelmente bons para os jogadores. Claramente, se você não jogar os jogos, eles não valem nada.