O PlayStation 5, ou PS5 como é mais popular, é a última acesso da Sony na guerra dos videogames. É uma potência, mostrando especificações impressionantes que prometem fornecer um recente nível de imersão para os players.
Um dos principais funcionalidades que a Sony introduziu com o recente PS5 é o Modo Desempenho. Mas o que exatamente é este modo e como ele afeta sua jogabilidade? Vamos se jogar.
Compreendendo o modo de desempenho
O Modo Desempenho é uma configuração gráfica no PS5 que prioriza a taxa de quadros em vez da resolução. Em outras palavras, quando você ativa esse modo, seu PS5 vai ter como objetivo fornecer uma experiência de game suave de 60 quadros por segundo (fps), mesmo que isso signifique diminuir um punhado a qualidade gráfica. Este é um avanço importante em relação aos 30fps aos quais os players se acostumaram em videogames como o PS4 Pro.
As taxas de quadros mais altas oferecidas pelo modo de desempenho do PS5 podem realizar uma extenso desigualdade na sua experiência de game. Esteja você passeando pelos arranha-céus de Nova York em “Homem-Aranha: Miles Morales” ou brigando em uma galáxia muito, muito longe em um recente game “Star Wars”, a suavidade oferecida pelos 60fps pode realizar com que sua jogabilidade aparente mais responsivo e cativante.
Nota: Esta configuração informa ao PS5 somente o que você no geral prefere; isso não impede que você mude de forma manual para um modo desigual nos menus do game. Portanto, você pode substituir isso por game.
Modo de resolução vs. modo de desempenho
Mas como isso se compara ao modo de resolução do PS5? Também popular como Modo de qualidade, a configuração gráfica prioriza a qualidade e a resolução da imagem em relação à taxa de quadros. Quando você ativa esse modo, seu PS5 vai ter como objetivo fornecer jogabilidade em uma resolução (direcionada) de 4K, mesmo que isso signifique que a taxa de quadros possa cair para 30fps. Este modo é ótimo para games com belos gráficos e jogabilidade mais lenta, onde você pode aproveitar o alto nível de detalhes do mundo do game.
No entanto, recorde-se de que existe várias situações em que você não vai ver a desigualdade acesse a qualidade da imagem no modo Resolução ou Desempenho. Se você ainda estiver utilizando uma TV 1080p (também conhecida como “Full HD”), não vai ver vários vantagens em rodar no modo de resolução. O PS5 ainda tem como alvo 4K, porém após “reduz” essa imagem para 1080p. Isso resulta em uma imagem melhor de 1080p, porém mesmo no modo Desempenho, a maior parte dos games é renderizada acima de 1080p, então você ainda obtém uma imagem melhor de quaisquer forma.
Além disso, se você sentar muito distante de sua TV 4K, vai poder não visualizar os detalhes oferecidos pelo 4K. A maior parte das pessoas subestima o quão próximo elas precisam do aparelho 4K para visualizar os detalhes em 4K. Por exemplo, o tamanho de tela padrão de 55″ exige que você se sente a menos de 2 metros da TV.
Porém, poucos aspectos do modo de resolução podem ser visíveis a quaisquer distância, pois você pode definir outras configurações (como qualidade de iluminação ou densidade da folhagem) para níveis mais elevados no modo de qualidade. No entanto, taxas de quadros mais altas são sempre visíveis a quaisquer distância e afetam outros aspectos além dos visuais, de forma especifica a sensação de agilidade do game em resposta à sua acesso.
Como habilitar o modo de desempenho
Ativar o modo de desempenho do PS5 é muito simples. Veja como realizar isso.
- Ligue seu videogame PlayStation 5.
- No painel principal, navegue até o canto poderoso direito da tela e escolha o ícone Configurações (representado por uma engrenagem).
- No menu Configurações, escolha Dados salvos e Configurações de jogos/aplicativos.
- Neste menu, localize e escolha Predefinições de jogo.
- Você vai ver uma opção para Game Default, Performance Mode ou Resolution Mode no menu jogo Presets.
- Agora você vai ter a opção de selecionar acesse Modo de Desempenho ou Modo de Resolução. Selecione Modo Desempenho para priorizar taxas de quadros mais altas.
E é isso! Seu PS5 priorizará o desempenho, ofertando uma jogabilidade mais suave com taxas de quadros mais altas. Lembre-se, você sempre pode retornar a esse menu para voltar ao Modo de Resolução se preferir priorizar a qualidade gráfica e a resolução.
Como ter 120FPS em games PS5
Alguns games PS5 escolhidos, como “Gran Turismo 7”, suportam taxas de quadros acima de 60fps. No entanto, isso só é provável em televisores ou monitores de pc com taxas de update de 120 Hz ou superiores. Se a sua TV pode realizar isso pode ser complicado, pois quem sabe você precise se aprofundar em algumas especificações técnicas. Ainda assim, o PS5 tranforma simples encontrar em alguns segundos se a opção de habilitar esse modo não está acessível, quer dizer que a configuração recente da sua TV não suporta isso.
Aqui estão as etapas para habilitar ou desabilitar a saída de 120 Hz em seu PS5:
- Comece na tela inicial do PS5.
- Navegue até o canto poderoso direito e escolha Configurações.
- No menu Configurações, escolha Tela e Vídeo.
- No menu Tela e Vídeo, vá para Saída de Vídeo.
- Aqui você vai encontrar uma opção chamada Saída de 120 Hz. Selecione Automático para habilitar ou desabilitar a saída de 120 Hz como foi sua preferência.
Jogos que suportam saída de 120 Hz vão ser renderizados a mais de 60 fps se esta opção estiver ativada. Nem todos os games atingirão ou manterão este número, porém você obterá mais do que no modo de desempenho comum.
Há ainda mais no modo 120 Hz além disso. Alguns games, como “Ratchet and Clank: Rift Apart” e “Horizon Forbidden West” possuem modos de 40fps que funcionam somente no modo de 120Hz. Isso ocorre porque 40 se divide uniformemente em 120 Hz (mas não em 60 Hz), o que autoriza que essa taxa de quadros funcione sem artefatos visuais. Este modo 40fps fornece um bom meio-termo acesse os modos de qualidade e desempenho.
Não existe mal nenhum em habilitar o modo 120 Hz o tempo todo, pois você ainda pode definir de forma manual games individuais para 60fps ou até 30fps em seus menus, ambos funcionando de forma perfeita a 120Hz.
Observação: se a sua televisão ou monitor de 120 Hz não suportar HDMI VRR (taxa de update variável), a execução no modo de 120 Hz pode provocar quebra de tela quando o game não consegue atingir a marca de 120 fps.
Configurações especiais no jogo
O modo 40fps que acabamos de discutir é um exemplo de modo gráfico especial no game que você só vai ver nos menus de um estabelecido game. As predefinições de games do próprio sistema PS5 são binárias, com somente duas opções. Alguns games, como “Ghostwire Tokyo”, possui vários modos gráficos diferentes, com Ghostwire ostentando dez!
Esses modos podem ser quaisquer coisa que o criador do game selecionar, porém no geral se resumem ao seguinte:
- Modo lealdade 30fps
- Modo de desempenho de 60fps
- Modo balanceado de 40fps (se compatível e a saída de 120Hz habilitada)
- Modo de alta taxa de quadros de 120 fps (se compatível e a saída de 120 Hz habilitada)
- Recursos de rastreamento de raio ativados (em uma taxa de quadros especificada pelo desenvolvedor)
O Ray Tracing, um função anteriormente exclusivo para GPUs de games de computador de última geração, como a série NVIDIA RTX, é uma método de renderização que simula como a luz interage com os objetos em um console. Ele pode realizar com que a iluminação e os reflexos pareçam incrivelmente realistas, adicionando outra camada de imersão à sua experiência de game. No entanto, o ray tracing pode exigir muito do hardware do videogame, o que pode provocar falhas ou baixas taxas de quadros se o seu game for particularmente intensivo em gráficos.
E os games PS4?
O PS5 é compatível com versões anteriores de quase todos os games já lançados para o PS4. Sua selecione predefinida para games PS5 no geral não afeta os games PS4, que rodam com as configurações do PS4 Pro por padrão no PS5.
Alguns games PS4 foram consertados por seus desenvolvedores para aproveitar a potência extra do PS5, o que no geral quer dizer que vai haver uma opção de menu (ou um estado padrão) onde o game roda a 4K60, ou quem sabe até mais de 60fps se a saída for de 120Hz. está ativado.
Em poucos acontecimentos em que um game PS4 sem patch tem um modo de 60fps, sua resolução vai ser limitada a 1080p ou até menos, já que essas eram as configurações do modo de desempenho do PS4 Pro.
Jogos PS4 sem patch com taxas de quadros desbloqueadas e escala de resolução dinâmica várias vezes podem atingir 4K60fps sem revisão especial por parte do criador.
O resultado final é que, com os games PS4, você vai ter que lidar com o desempenho e a qualidade caso a caso ao jogá-los no PS5. Alguns games PS4 foram remasterizados em games PS5 nativos e várias vezes você pode ter uma update gratuita para esta versão (por exemplo, Cyberpunk 2077) ou pagar uma pequena taxa, como Grand Theft Auto V.
E quanto a outros consoles?
Também é fundamental perceber que o modo de desempenho do PS5 é uma das várias opções para players que buscam taxas de quadros mais altas. Os Xbox Series X e S, principais concorrentes do PS5, também oferecem função parecido. Quando se trata de jogar games do Xbox, Xbox 360 e Xbox One nos videogames Xbox mais novos, a Microsoft achou uma forma de expandir a taxa de quadros e a resolução em poucos games mais antigos sem quaisquer ajuda do criador.
Experimente o modo Performance em um game rápido
O modo de desempenho do PS5 é uma virada de game para os players de videogame. Ele fornece uma experiência de game mais suave e responsiva, tornando-o uma ótima opção para games de ação em rotina acelerado. No entanto, se você é um player que valoriza a qualidade gráfica e a alta resolução em vez da taxa de quadros, o modo de resolução do PS5 pode ser mais adequado para você. De quaisquer maneira, a selecione é sua, e as predefinições de game do PS5 facilitam a alternância acesse esses modos como foi encontrar preciso.