Os consoles de jogos retrô, como NES, Playstation One ou Sega Genesis, tiveram um aumento de popularidade ao longo dos anos. Isso levou algumas das empresas que criaram esses consoles a refazê-los em edições menores, geralmente chamadas de edições “Clássicas” ou “Mini”.
Embora esses consoles pareçam semelhantes aos originais em muitos aspectos, eles são diferentes em como funcionam. Se você está tentando decidir se deve comprar uma edição clássica de um console ou comprar o console retrô real que ele está emulando, você deve saber as diferenças antes de comprar qualquer um.
Ambas as versões do console têm prós e contras. Neste artigo, você encontrará as diferenças entre cada tipo de console, bem como um resumo das características dos consoles clássicos mais populares.
As diferenças entre uma edição clássica e um console original
A principal coisa que você deve saber sobre os consoles da edição Classic é que eles não funcionam como um console real. Em vez disso, são sistemas plug-and-play que vêm com jogos pré-carregados.
Isso significa que você só poderá jogar os jogos que vêm carregados no console da edição Classic e não poderá comprar mais. O console Classic não possui nenhuma das mesmas operações de um console original a esse respeito. (As pessoas descobriram, porém, como adicionar mais jogos ao console clássico NES digitalmente.)
Diferenças entre a edição clássica e os consoles de jogos originais
A seguir estão as principais diferenças entre os consoles originais e os consoles de edição clássica que os fabricantes oferecem.
- Os consoles da edição clássica são muito menores que os consoles originais, embora os controladores tendam a ser do mesmo tamanho do original.
- As telas de exibição são muito diferentes dos consoles originais. Normalmente, você terá uma tela principal onde poderá escolher entre todos os jogos integrados ao console. Isso parece muito diferente da tela inicial do console original, onde você só pode inserir um jogo por vez.
Semelhanças entre a Classic Edition e os consoles de jogos originais
Como os consoles de jogos de edição clássica e os consoles de jogos originais são semelhantes? Aqui estão as maneiras:
- O design e o esquema de cores dos consoles Classic são os mesmos dos originais.
- Os jogos que você pode jogar nas edições Classic são os mesmos que você pode jogar no console original, apenas uma versão emulada.
- Os controladores funcionam da mesma forma que nos consoles originais, então não há necessidade de se acostumar com um novo layout de controlador.
Aqui estão alguns dos consoles da edição Classic mais populares que foram lançados e os recursos que cada um deles tem em comparação com o console antigo.
Edição Clássica do NES
O console NES Classic foi o que inspirou outras empresas a criar edições Classic para seus próprios consoles. Então, de certa forma, definiu o padrão para o que os compradores esperam dos consoles clássicos. O NES Classic vem com 30 jogos pré-carregados no sistema e com um controlador NES de tamanho normal para jogar esses jogos.
Diferenças
- A tela do NES Classic foi projetada mais para televisões mais novas. Você também pode escolher diferentes estilos de exibição, como o filtro CRT ou ter os jogos em uma proporção de 4:3.
- Os botões do console (exceto o botão liga/desliga) executam funções diferentes do console original, e a bandeja do cartucho no NES Classic não funciona.
- Os jogos vêm pré-carregados no console NES Classic.
É um console decente se você está apenas procurando jogar os jogos NES populares da época e quer uma opção mais barata do que comprar o console original completo.
SNES Classic Edition
Este console Classic é praticamente a mesma ideia do Classic NES, com apenas algumas diferenças. Existem 20 jogos pré-carregados que você pode jogar no SNES Classic e, em vez de apenas um controlador Classic, este vem com dois. Isso é para permitir que você jogue alguns dos jogos multijogador que vêm no sistema.
Diferenças
- Exclusivo para o SNES Classic são algumas opções de exibição, como ser capaz de retroceder o jogo ou definir um quadro temático em torno de sua tela.
- Os botões do console Classic (exceto o botão liga/desliga) executam funções diferentes em relação ao console original, e o suporte do cartucho não funciona.
- Os jogos vêm pré-carregados.
A versão SNES Classic provavelmente será uma compra mais barata do que um SNES original; portanto, se você deseja a experiência do SNES, é uma boa escolha.
Playstation Clássico
A Sony também decidiu entrar na onda do console clássico com sua própria versão do console PS1. Também é em tamanho miniatura e funciona como um sistema plug-and-play com 20 jogos pré-carregados.
Diferenças
- Como outros consoles Classic, ele possui uma interface bem diferente do sistema original, onde você escolhe entre os vários jogos pré-carregados disponíveis.
- Este console clássico não é capaz de jogar nenhum jogo físico do Playstation.
- Os botões do console não fazem exatamente as mesmas funções do original, exceto o botão liga/desliga. A bandeja do disco também não é funcional.
- Os jogos vêm pré-carregados.
Quando se trata do Playstation Classic, existem algumas críticas mistas. É mais caro do que as contrapartes do NES ou SNES Classic, mas algumas análises do console afirmam que parece que não foi dada muita atenção a ele, pois é bastante barato.
SEGA Genesis Mini
Em vez de ser chamado de console Classic, esta iteração do SEGA Genesis é simplesmente chamada de Mini, que é um pouco menos confusa, pois descreve com precisão pelo menos a diferença de tamanho entre os dois consoles. Esse console normalmente é vendido por $ 79,99, quase o mesmo que o Playstation Classic e um pouco mais caro que os consoles Nintendo Classic.
Diferenças
- Plug-and-play, com 40 jogos pré-carregados e dois controladores incluídos.
- Os botões (além de energia) executam funções diferentes do console original e o suporte do cartucho não funciona.
- Inclui adaptador de alimentação USB.
Você pode encontrar um SEGA Genesis original pelo mesmo preço ou mais barato, então cabe a você decidir se deseja uma experiência autêntica ou apenas uma maneira fácil de jogar alguns títulos populares da SEGA.
Eles valem a pena comprar?
Quando se trata disso, depende do que exatamente você está procurando. Não há como superar a sensação nostálgica de jogar os consoles originais reais e usar cartuchos ou discos físicos. No entanto, à medida que se torna cada vez mais difícil encontrar esses consoles retrô, as edições Classic tornam-se mais atraentes.
A principal desvantagem é a biblioteca limitada de jogos, pois definitivamente há muitas joias escondidas que você só pode jogar com os consoles originais. No entanto, se você está apenas procurando reviver alguns favoritos populares, as edições Classic são ótimas para isso.
Os tamanhos menores também podem ser um diferencial para economizar espaço no suporte da sua TV, além de já ter a biblioteca de jogos incluída digitalmente, não sendo necessário guardar cópias físicas.
Os consoles de edição clássica são uma maneira legítima de jogar velhos favoritos, então certamente vale a pena comprá-los se isso for o máximo que você deseja deles.